O prefeito Clésio Salvaro reuniu no domingo (27) com secretários e vereadores de Criciúma na Sala de Atos do Paço Municipal Marcos Rovaris. O objetivo foi avaliar o funcionamento de serviços essenciais à população, em virtude da paralisação do transporte rodoviário de cargas.
Para amenizar os impactos do movimento dos caminhoneiros, a Administração Municipal vem planejando estratégias desde a semana passada. Na última terça-feira, todos os serviços realizados com máquinas pesadas no município foram paralisados, a fim de racionalizar o uso de combustível, permanecendo apenas o transporte de pacientes, estudantes e serviços essenciais.
Já na última quinta-feira foi definida a tabela provisória de horários de ônibus, reduzindo o transporte coletivo para prolongar o atendimento à população. Além dessas medidas, a Prefeitura Municipal estuda transferir o óleo diesel das máquinas paradas para veículos da área da saúde e da educação. Para a semana que inicia, as aulas estão mantidas e a Secretaria de Educação trabalha para remanejar o gás de cozinha e manter a alimentação integral dos alunos.
Na saúde, o estoque de medicamentos é suficiente para atender normalmente a demanda pelos próximos 10 dias. Além disso, a Secretaria de Saúde de Criciúma não tem encontrado dificuldades em receber carregamentos de oxigênio e materiais essenciais no atendimento e tratamento de pacientes. Quanto ao transporte público, a Administração Municipal vai monitorar diariamente o estoque de combustível.