Política

Trabalho da Apae é evidenciado na Câmara de Nova Veneza

Atendendo ao requerimento de autoria do presidente da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, Eloir Minatto, o Biro Biro, (PSD) a presidente da Associação de Pais e Amigos Excepcionais, Apae de Nova Veneza,  Nórdia Nazari, esteve na Casa Legislativa na noite desta terça-feira, dia 2. “É um momento muito especial para nós, pois nos oportuniza a mostrar a toda comunidade neoveneziana o compromisso que temos em atender com dignidade as pessoas do nosso município, seus familiares, pessoas com deficiência intelectual e múltipla”, disse a presidente da Apae do município, Nórdia Nazari.

O requerimento para que fosse explanado na Casa Legislativa aos vereadores e a população quais as atividades desenvolvidas pela entidade foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares na terça-feira, dia 25 de setembro.

Na oportunidade a presidente ainda destacou que a Apae de Nova Veneza fundada em 31 de agosto de 1984, é uma instituição não governamental sem fins lucrativos, e atualmente atende 62 alunos com atividades voltadas para educação especial, ofertando diariamente atendimentos pedagógicos, clinico reabilitatório e assistenciais aos usuários e seus familiares.

A diretora da Apae de Nova Veneza, Karina Spillere Remor,  também marcou presença na Casa e ressaltou que atualmente a instituição mantém um quadro com 10 profissionais da área da saúde e que tem plena convicção que isso faz grande diferença para o desenvolvimento dos atendidos, para uma independência funcional e para uma melhor qualidade de vida não só dos usuários, mas também das suas famílias. “Eu trabalho na Apae há 15 anos e eu me emociono em ver todos esses guerreiros aqui nessa noite.  Gostaria muito que todos entendessem que a Apae de antigamente é diferente da Apae de hoje. A Apae de antigamente ela acolhia as pessoas com deficiência. A Apae de hoje ela promove a habilitação e a reabilitação dessas crianças, desses jovens e desses adultos também”, afirmou.

Alguns pais e alunos da Apae, compareceram a sessão ordinária e tiveram espaço para falar sobre a importância da instituição. A Chaina, mãe da Ana Cristine que frequenta a Apae há 1 ano e três meses expressou sua gratidão pelos cuidados que a filha recebe. “Desde que a minha filha começou a frequentar a Apae, ela teve uma evolução muito grande. Cada profissional que atende ela é muito importante, assim como o serviço que eles prestam. Como pais, ficamos muito felizes em ter a Apae em nossas vidas. Somos muito agradecidos”, finalizou.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, Eloir Minatto, o Biro Biro, está se empenhando para o feitio de um projeto de lei para aprovação na Casa e posteriormente do poder Executivo, para que a Apae possa receber uma porcentagem da arrecadação do município para ajudar com as finanças, a exemplo de como acontece em Forquilhinha. Inclusive o presidente justificou a saída antes do término da sessão para participar de uma reunião para tratar deste assunto em Forquilhinha. “Vou atrás deste projeto, sentar com os vereadores, porque esse não é um projeto só do Biro Biro, mas é um projeto da Câmara de Vereadores, dos vereadores. Nós vamos sentar com o prefeito, nós vamos sentar com a sociedade e se tiver que ser feito uma audiência pública para debater esse assunto, nós vamos fazer. Nós precisamos dar um apoio maior para a Apae e acho que esse é o caminho”, disse o presidente Biro Biro.

Com iniciativa do presidente da Casa, no dia 20 de setembro, alguns vereadores fizeram uma visita à Apae onde foram apresentados a parte do público que é atendido e estava no local,  além de conhecer de perto os serviços ofertados, como também as receitas e despesas fixas da instituição.