Geral

Cocal do Sul decreta situação de emergência

Cocal do Sul decretou situação de emergência por causa da enxurrada que ocorreu na última sexta-feira (01). O município foi um dos que mais sofreu com as cheias colocando a cidade em estado de alerta. O prefeito Ademir Magagnin assinou o decreto 29/2019, após o levantamento preliminar dos estragos deixados pela forte chuva em reunião no gabinetecom a presença do Coordenador Regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Rosinei da Silveira, Coordenador da Defesa Civil de Cocal do Sul, Nilton Gonçalves, vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato, superintendente da Fundac, Josias Sorato e o procurador, Leonardo De Fáveri.

A forte chuva causou alagamentos, inundações e danos em estradas urbanas e rurais, pontes e estabelecimentos comerciais que resultaram danos materiais, ambientais e prejuízos econômicos e sociais, públicos e privados.

Segundo Magagnin ainda não é possível contabilizar os prejuízos com a enxurrada. “Nossa equipe da Defesa Civil, secretaria de Obras e Samae ainda trabalha no levantamento dos estragos, limpeza, conserto e estudos. Na noite de ontem (3) realizamos uma reunião para colocar em prática o plano de recuperação dos pontos críticos do município durante toda semana.Tivemos oito pontes danificadas, várias casas alagadas e inundações e estragos na maior parte dos bairros e localidades da cidade”, relata o prefeito.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Cocal do Sul, os dados da Estação Experimental de Urussanga mostraram que a concentração de água foi de 164,7 milímetros, ou seja, choveu em menos de duas horas o esperado para o mês de janeiro inteiro.