O grupo de pesquisa de Transtorno Bipolar do Laboratório de Psiquiatria Translacional da Unesc realiza neste sábado (30/3) uma ação de conscientização sobre a doença. O evento em alusão ao Dia Mundial do Transtorno Bipolar, comemorado no dia 30 de março, vai levar mais informações sobre a doença, que atinge 1% da população mundial. Durante toda a manhã os acadêmicos e professores estarão na Praça Nereu Ramos, realizando o atendimento gratuito à população.
O trabalho de pesquisa da Unesc visa entender aspectos da fisiopatologia do transtorno, que tem como principal característica os transtornos de humor. O transtorno bipolar é uma doença mental crônica, caracterizada por episódios alternando entre a euforia e a depressão.
O diagnóstico da doença é clínico e o grupo de pesquisa tem atuado na pesquisa tanto em animais quanto em pacientes buscando identificar mecanismos biológicos que levem ao aparecimento dos casos e marcadores que sejam indicadores biopatológicos deste transtorno, levando a novas informações sobre a doença. Na parte pré-clínica, o grupo busca testar substâncias com potencial estabilizador de humor. Também realiza pesquisas clínicas em pacientes, buscando entender suas alterações a nível celular e comportamental.