Geral

Trânsito da área central de Siderópolis terá mudanças

Quem transita por essas ruas já começa a perceber sinais da reestruturação. Novas placas de sinalização foram fixadas ao longo das duas vias, assim como nos locais de acesso a ales. Entretanto, como a mudança ainda não entrou em vigor, elas estão encobertas por plásticos pretos. A pintura horizontal, especialmente dos meios-fios, também passou por revitalização.

“Estamos montando as placas e cobrindo as da nova configuração do trânsito. Ela deve iniciar de duas a três semanas, no máximo”, disse o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.

Na prática, o motorista que está na SC-445 ou na SC-447 e quer chegar à Praça da Matriz, por exemplo, poderá acessar ainda pelo trevo principal da cidade. Dali, ele seguirá pela Rua Treviso apenas até em frente ao cemitério. A partir desse ponto, para prosseguir, precisará ingressar na Rua Jorge Lacerda, localizada à direita na bifurcação. É por meio dela que o condutor conseguirá chegar à Avenida Presidente Dutra – como referencia, é a via onde está localizado o Paço Municipal Antônio Feltrin.

Conforme o vice-prefeito, Xande Feltrin, essas alterações na mobilidade urbana de Siderópolis são frutos de um estudo feito pelo arquiteto e urbanista Roberto Cabral – que morreu em outubro de 2018. “Ele ficou seis meses fazendo um levantamento do transito na cidade. Então ele identificou que em torno de 70% dos carros que entram no trevo, na Rua Treviso, não chegam até o final da rua, na frente da igreja. Eles saem antes. Por isso que ela é de saída”, reforça.

Esse projeto de reestruturação foi apresentado, em agosto do ano passado, em uma audiência pública na Câmara de Vereadores. Na época, o arquiteto explanou para comerciantes, autoridades e moradores sobre os pontos identificados. “Até a gente demorou um pouco para colocar em prática, devido ao falecimento do Cabral. Mas tinha um rapaz, que trabalhava com ele, que está dando sequencia nisso. Então agora que nós vamos iniciar a implantação desse novo sistema de mobilidade”, comenta Xande.

Porém, não será apenas essa a alteração no tráfego urbano do município. “Vamos mudar o sentido de algumas ruas, áreas de estacionamento… Esse é o início do processo, que vai ser feito gradativamente. Então primeiro será feito nesse ponto e, se a comunidade de adaptar, vamos para o próximo passo”, destaca o vice.

Os motoristas terão um período de adaptação, em que serão orientados a utilizarem os caminhos corretos. Como será uma fase de testes, por enquanto, a Administração Municipal não tem projeção para o asfaltamento da Rua Jorge Lacerda, que está pavimentada em paralelepípedo.

Segundo o prefeito, no futuro, também serão feitas intervenções nas perpendiculares das ruas Treviso e Jorge Lacerda.

Além do binário, também haverá mudanças no sentido do estacionamento na Rua Siderúrgica. “Hoje, do Centro no sentido Fiorita, estaciona-se do lado direito. Agora vai ser ao contrário, vai ser do lado direito de quem vem do Fiorita. Isso também foi feito um estudo e foi uma orientação da própria Polícia Militar. Porque tem a parte quantitativa de transito e tem a parte de segurança; as duas influenciam nessa decisão”, explana o vice-prefeito.