Setembro é o mês que, em todo o país, as atenções se voltam para a conscientização em torno do tema saúde mental. Por meio de ações especiais que chamam a atenção das comunidades e levem informações importantes sobre o assunto, o objetivo da ação Setembro Amarelo é realizar a prevenção do suicídio. Na Unesc a campanha está sendo realizada de forma intensa e conta com diversas ações voltadas as comunidades interna e externa por meio do curso de Psicologia, do Nuprevips (Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde) e da Residência Multiprofissional da Universidade.
Entre as ações preparadas estão atendimentos realizados pelas equipes dos três grupos, que estão em alguns dias e horários disponíveis em pontos do campus para conversar com aqueles que tiverem interesse. Além disso, conforme a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, está sendo formado um grupo de atendimento com encontros semanais voltados à saúde mental. “Serão atividades em todas as sextas-feiras, das 17h30 às 19h. Assim, nossas equipes farão o acolhimento das pessoas que sentirem a necessidade de conversar e encontrar soluções para as situações que as afligem, se conhecerem melhor e encontrarem um conforto”, comenta.
Ainda conforme Fernanda, o campus foi decorado com a temática do Setembro Amarelo e iluminado com a cor especial. “Tudo isso pensado com carinho afim de chamar a atenção para o assunto e lembrar a todos que a Universidade se preocupa e, principalmente, está disponível para ajudar”, destaca.
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).