A formanda Fernanda Pacheco Sabino fez as contas: faltam 28 dias para a sua Colação de Grau em Ciências Contábeis pela Unesc. Embora ela tenha certeza da profissão que escolheu, a arte também tem espaço no seu coração. Algo que ela acredita vir da família. Neste sábado (14/03), ela aproveitou o Open Campus da Universidade para relaxar e curtir o seu hobby na Oficina de Cerâmica, ministrada pela professora Odete Calderan e que é umas das atividades oferecidas pelo evento, que reuniu dezenas de pessoas na instituição.
Fernanda conta que sempre gostou de atividades manuais. “Encontrei aqui na oficina do Open Campus uma oportunidade de me distrair. Eu tenho uma tia que é artista plástica e sempre me senti atraída por essa forma de expressão da arte”, conta.
Quem também aproveitou o Open Campus foi a residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, Letícia Ferrarini Ferrarezi. Ela e a colega participaram pela primeira vez de uma aula de Ioga. “É uma experiência nova e diferente, sobretudo diante da correria que passamos no dia a dia. Alongar e respirar de forma diferenciada realmente nos relaxa”, garante.
Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o Open Campus é uma amostra de tudo aquilo que é uma Universidade Comunitária. “A Unesc é da comunidade e da região. Nós ficamos felizes em abrir as portas para quem quiser. Seja para aproveitar os serviços prestados pelos nossos cursos ou para conhecer mais sobre o nosso ensino, reconhecido com conceito máximo pelo MEC”, destaca a reitora.
Atendimento especial aos acadêmicos
Além da Oficina de Cerâmica e aula de ioga, outras diversas atividades de saúde, de atendimento social, esporte e cultura marcaram o sábado na Unesc. O dia também foi de atendimento especial aos acadêmicos, que puderam tirar suas dúvidas e resolver pendências na Central de Atendimento Acadêmico (Centac).
Os estudantes também puderam se informar sobre as bolsas do Uniedu, que distribui descontos de até 100% até o final da faculdade para alunos que se envolverem em pesquisa e extensão.
Conforme Luciane, a Unesc recebeu do Governo do Estado R$ 10 milhões que serão destinados para estas bolsas. Entre seus quase 13 mil alunos, aproximadamente 40% dos acadêmicos da Unesc são contemplados com algum tipo de bolsa na universidade. “Esse investimento é fundamental para que nossos estudantes, de classe social menos favorecida, consigam acessar a Universidade. E neste Open Campus mais uma vez nos aproximamos dos alunos e mostramos que queremos os auxiliá-los”, acrescenta.
Apresentação de documentos ocorre até terça-feira (17/03)
Para concorrer às vagas o estudante precisa fazer seu cadastro diretamente no site do Uniedu e entregar a documentação na Centac até a próxima terça-feira, dia 17 de março.