O Hospital São José de Criciúma realizou nesta semana a primeira cirurgia ortognática para correção dentofacial pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento foi realizado pelos cirurgiões bucomaxilos Flávio Tomazi, Eron Baroni e Andrea Willemann Manfredini.
“A cirurgia ortognática tem por objetivo colocar os ossos da face na posição correta. Essa é uma condição que, na maioria das vezes, o paciente já nasce com o problema. São pacientes que tem o queixo muito grande ou o queixo muito para trás, por exemplo. Por meio dessas cirurgias é possível fazer essas correções, tanto na maxilia, quanto na mandíbula, quanto no queixo”, explica o bucomaxilo Flávio Tomazi.
De acordo com o profissional, estas condições na grande maioria são genéticas. “Elas também podem ocorrer eventualmente por meio de um trauma ou de alguma doença facial. A necessidade da cirurgia é sempre muito avaliada e tem o principal objetivo de corrigir essas deformidades. São problemas que não comprometem só a estética, como também a função, por isso consideramos uma cirurgia estético-funcional”, relata o especialista.
Este primeiro procedimento realizado pelo SUS foi autorizado pela Secretaria de Saúde de Criciúma e a paciente já está em casa, em recuperação.
Saiba mais:
A cirurgia ortognática é um procedimento necessário para corrigir e reposicionar os ossos da face, em pacientes que apresentam algum tipo de deformidade ou assimetria.
O posicionamento inadequado da mandíbula ou da maxila pode prejudicar não só a aparência, mas também aspectos vitais, como funcionamento das articulações empregadas na mordida, respiração, saúde dos dentes e tecidos adjacentes, além da questão psicossocial.