A Secretaria de Saúde de Criciúma inicia nesta terça-feira (9), a vacinação contra Covid-19 em idosos com mais de 90 anos. A imunização acontece paralelamente aos profissionais de saúde, com faixa etária acima de 40 anos. Esta é a segunda fase do Plano Municipal da Vacinação, que acompanha as regras nacionais. Atualmente, mais de três mil pessoas já foram vacinadas no município, sendo 2.845 profissionais da saúde (44%), 186 idosos institucionalizados (100%) e 23 pessoas com deficiência institucionais (100%), dados da última sexta-feira (8).
Para receber a dose, é necessário cadastro no Portal Minha Vacina, por meio do link https://minhavacina.criciuma.sc.gov.br, até o momento, cerca de 200 idosos já estão cadastrados, mas a meta é vacinar mais de 550 pessoas desta faixa etária. “A segunda fase, assim como a terceira e a quarta, funcionará exclusivamente por meio do cadastro no site, ou seja, é uma obrigatoriedade”, enfatizou o gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco.
Além disso, também iniciou a vacinação em profissionais de saúde acima de 40 anos. O agendamento deve ser feito por meio do telefone 156 ou pelo chat do Portal Minha Vacina. É necessário comprovar a função por meio da carteira de identidade profissional e a comorbidade por meio de atestado médico ou receita com menos de 12 meses.
Portal Minha Vacina
Na primeira fase, o site Minha Vacina conta com uma ferramenta que mostra o percentual de vacinação conforme as pessoas forem recebendo as dores. Com o início da segunda fase, no espaço ver detalhes, serão colocados gráficos mostrando todas as pessoas que tomaram a vacina de forma especificada, bem como o sexo, bairro e idade que cada um.
“Os gráficos serão disponibilizados a partir do momento que iniciar esse processo, nosso objetivo é ser o mais transparente possível, deixar que as pessoas acompanhem esse processo de vacinação dentro do município pois entendemos a seriedade disso”, destacou o diretor da Tecnologia da Informação da Prefeitura de Criciúma, Tiago Ferro Pavan.
Para realizar denúncias de irregularidades na aplicação das doses, basta acessar o site e clicar no botão situado no canto inferior esquerdo. É necessário se identificar preenchendo o nome completo, CPF, data de nascimento, telefone, e-mail e a descrição da acusação.