A área doada pela prefeitura tem mais de 10 mil metros quadrados e fica no entorno de onde já funciona o quartel da Companhia de Patrulhamento Tático (CPT). A construção do novo espaço para recebimento da cavalaria deve ser concluída em 2022 e para início da obra existe uma emenda parlamentar de R$ 300 mil, buscada pelo vereador Obadias Benones (Avante) junto ao deputado estadual Kennedy Nunes (PSD).
Atualmente a cavalaria fica no bairro Quarta Linha e consome cerca de R$ 5 mil mensais de aluguel. Outro problema que será solucionado com a transferência é a distância para outras áreas de policiamento, visto que o loteamento Vila Floresta fica próximo de localidades estratégicas como Pinheirinho, Centro e Rio Maina.
“Esse é o fator principal, sair do aluguel e partir para um espaço 100% nosso, que seja construído conforme nossas necessidades. A respeito da localização, na Quarta Linha o deslocamento para outros locais de policiamento é distante. Temos que preparar o cavalo, colocar no caminhão e deslocar para o bairro e isso faz com que se perca tempo de policiamento”, explicou ontem, em entrevista ao Portal Engeplus, o comandante do 9° Batalhão de Polícia Militar (9° BPM), tenente-coronel Sandi Muris Sartor.
O comandante explicou ainda que a transferência de local não irá impactar a segurança na Quarta Linha, uma vez que há uma viatura disponível 24 horas para atender as demandas do bairro.