Geral

Em Siderópolis nasceu a Sider Pasteleiros, uma delícia!

Se você soubesse que um militar na reserva; um professor, biólogo e pesquisador, se unissem a um jovem arquiteto para abrir um negocio, Certamente pensaria algumas possibilidades ou nenhuma. Pensaria que não teria algo que pudessem fazer juntos. Engano! Os três estão juntos, acreditem, na Sider Pasteleiros. Isso mesmo, os três profissionais servem os mais deliciosos pasteis de Siderópolis.

Tudo começou, segundo o professor Geraldo Cardoso Sobrinho, por meio do contato de mais de anos com um membro da família Kubo, pasteleiros há mais de 70 anos no estado do Paraná. “Tenho contato há anos com um membro da família. Ao longo destes anos conversando com esse amigo surgiu o interesse pelo ramo. Então, selamos um convênio no qual os Kubo nos passaram a receita d massa, dos recheios e nos presta assessoria”, explicou.

Já Héber Luiz Cardoso, o oficial da reserva, revela que o nome Sider Pasteleiros é uma homenagem ao Sider bar, estabelecimento que foi famoso na cidade. “Resgatamos a história deste ícone da cidade, o Sider Bar, com varias fotografias que mostram a evolução no espaço e também da cidade. Também contamos com a ajuda de nosso sobrinho, o Arquiteto Gabriel Darabas Cardoso, nosso sócio minoritário”.

Atendimento especial e variedade de sabores

“Somos novatos no mercado, mas acompanho a pastelaria faz algum tempo. Além disso, contamos com a assessoria de uma família que está a sete décadas no ramo e isso nos fez sentir segurança suficiente para trabalhar com pastelaria”, assinala Geraldo acrescentando que também servem as famosas coxinhas do Sider Bar, feitas pela mesma família que fornecia ao antigo estabelecimento.

“Em breve, vamos trazer a tradicional torra de amendoim ao final da tarde. Já, à noite, pastelaria e bar se fundem e o cardápio ganha o reforço dos nossos famosos bolinhos com porções variadas, além de refrigerante, cerveja e suco natural de laranja”, destaca Héber contando que os mais pedidos são os pasteis de carne e de carne e ovo. “Também oferecemos o pastel especial, tamanho gigante, com recheio de carne, palmito, queijo e um ovo”.

Cada um dos profissionais tem uma responsabilidade: Héber, prepara a massa; Geraldo, os recheios; e Gabriel atende o publico diretamente. “Outras novidades serão lançadas em breve: estamos em processo de finalização do nosso instragram e quando for colocado no ar iniciaremos com a tele entrega”, ressalta o biólogo pasteleiro. Sider Pasteleiros esta localizado na Av. Municipal, 47. Whatsapp (48) 99621-0629.

“Ainda distribuímos um informativo, colocado à mesa, chamado Sem Compromisso, em associação com o Valentina Bar de Curitiba. Vamos disponibilizar um espaço com livros para quem tiver o interesse por uma boa leitura enquanto desfruta do nosso cardápio. E vamos promover atividades culturais, com o objetivo de formar novos escritores em Siderópolis”, relata o oficial da reserva da Marinha.

Rotina em família é valorizada

Os irmãos voltaram à região para cuidarem dos pais, especialmente do pai que foi acometido pelo mal de Parkinson. “Nos revezamos nos cuidados com eles e aos finais de semana temos a colaboração de outros irmãos. Estarmos de volta à região nos fez avaliar a idéia de montarmos um negócio juntos, o que já colocamos em prática”, fala Geraldo.

Com horários rígidos e seguidos, por razão do atendimento ao pai, religiosamente a risca, os irmãos acordam às 5h30min. Enquanto um troca o pai o outro prepara o café da família. Em seguida, um aguarda a chegada da colaboradora do lar o outro se dirige à pastelaria para ligar as máquinas. Às 8h, as portas já estão abertas. Das 13h às 15h, está reservado para o almoço em família. Ainda durante o dia (meio da manhã e fim de tarde) um deles retorna à casa para dar atenção ao pai com os cuidados que ele precisa. A pastelaria fecha às 22h, “voltamos para casa, preparamos o pai para dormir e assim seguimos na rotina diária com muito amor, dedicação e gratidão”, conclui Geraldo.