As dobraduras coloridas que enfeitam os corredores e encantam quem chega no Colégio Unesc significam muito mais que enfeites. São “tsurus”, objetos feitos de papel que simbolizam saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna. A partir da lenda japonesa, o Colégio proporcionou reflexões aos alunos dos Anos Iniciais, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A ação faz parte do projeto Jardim da Gratidão, realizado ao longo de todo o ano letivo.
Com a chegada de um novo mês, o mote do projeto se voltou à temática “Mês de Agosto é mês de quem realiza sonhos”. Conforme o professor da disciplina de Artes do Colégio Unesc, Gabriel Valga, a proposta foi abordada de diferentes formas em sala de aula. “Buscamos explicar sobre a lenda dos Tsurus, que afirma que o indivíduo que fizer mil dobraduras tem direito a fazer um pedido. Os alunos foram convidados a refletir, a partir da lenda, sobre o pedido que gostariam de fazer”, explica.
A árvore de tsurus que integra o Jardim da Gratidão da escola recebeu os estudantes para que escolhessem uma das dobraduras e levassem para casa como uma realização de sonho. Junto da dobradura, os alunos levaram uma reflexão e uma cartela de bingo para uma partida online. “Desta forma, oportunizamos que tivessem um momento em família, uma alusão a quem merecesse ser lembrado no mês de agosto”, acrescenta Gabriel.
No mesmo kit os pequenos levaram uma caneta, adquirida com valores economizados em outro projeto, desta vez de educação financeira, no qual confeccionaram um cofre e aprenderam sobre moedas, preços e economia.
Todos que passarem pelo pátio do Colégio Unesc são convidados a participar do projeto e levar uma dobradura colorida para casa. “Convidamos todos a ‘colher’ um tsuru e fazer parte da nossa corrente de sonhos realizados. Um convite de reflexão e gratidão”, destaca a diretora, Giselle dos Passos Vieira.