Economia

“O ICMS não é o culpado na alta da gasolina”, avalia Moisés

Durante sua passagem por Içara na manhã de terça-feira o Governador Carlos Moisés aproveitou a entrevista coletiva para defender o ICMS. Lembrou que é o imposto o único a permanecer 100% nos estados.

“Assegurando recursos importantes para os municípios e para investimentos na infraestrutura, na saúde e na educação. Não se pode demonizar esse tributo. Esse fica aqui, diferente dos federais que são consumidos praticamente 100% em Brasília”.

Questionado se a manifestação tinha relação com a proposta do Governo Federal, de criar uma tarifa única de ICMS sobre combustíveis, Moisés rechaçou a versão do Governo Federal de que os tributos estaduais encarecem o preço dos combustíveis. “Não é não. O nosso tributo sobre o Diesel é de 9% e o da Gasolina é de 19, não tem problema baixa para 17%. O que precisa ficar claro é que o ICMS não é o vilão. Santa Catarina já pratica um ICMS mais baixo do que esse que estão propondo e a gasolina segue subindo. O que precisa ficar claro é que o problema é a política de preços da Petrobras”.