Recife é a primeira cidade no roteiro do Criciúma no mês de agosto pela Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, dia 2, o Tigre vai até a Ilha do Retiro para encarar o Sport Recife, a partir das 21h30, em jogo válido pela 22ª rodada da competição nacional. O duelo coloca frente a frente duas equipes que ocupam o top-10 da tabela de classificação, separadas por dois pontos.
Após ter somado quatro dos últimos seis pontos – venceu o CSA e empatou com o Londrina – o tricolor chegou a 9ª colocação, com 28 pontos. Uma vitória leva a equipe momentâneamente para o 6º lugar. Já o Sport, que vem de vitória sobre o Guarani, na estreia do técnico Claudinei Oliveira, tem 30 e pode chegar até o 5º posto na tabela.
Continua após anúncio
Fim do anúncio
Confira os destaques dos dois times:
Criciúma
O empate no Paraná, diante do Londrina, e a dura sequência de jogos deixou mais uma cicatriz no elenco do Criciúma. Arilson deixou a partida passada ainda no primeiro tempo e os exames detectaram uma lesão parcial no músculo adutor da coxa direita. O volante desfalca o time em Recife e não tem data de retorno prevista. Ele se junta a atletas como Claudinho, Rômulo e Rafael Bilu, que estão há mais tempo no Departamento Médico. Em compensação, Marcelo Hermes volta ao time. O lateral-esquerdo estava suspenso em Londrina e agora volta ao time na vaga de Helder.
E para os torcedores mais supersticiosos e adeptos a “Lei do Ex”, o Tigre conta com alguns atletas que já defenderam o time pernambucano. São os casos de Marquinhos Gabriel, que vestiu a camisa do Sport em 2012, e mais recentemente de Oswaldo Henriquez, entre 2016 e 2018. “Eu particularmente sei como é a atmosfera dentro da Ilha do Retiro e sei como a gente pode tirar vantagem disso. Temos que focar no nosso jogo, no nosso sistema de jogo, de jogar bem e propor, com proposta de pressão e intensidade”, afirmou Henriquez.
Provável escalação: Gustavo; Cristovam, Rodrigo, Henriquez e Marcelo Hermes; Léo Costa, Gustavo Cazonatti, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Thiago Alagoano e Lohan.
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus
Sport
A grande atração do Sport para o jogo na Ilha do Retiro deverá estar no banco de reservas. Regularizado, Vagner Love deve ser relacionado por Claudinei Oliveira e estará à disposição. Caso o veterano atacante entre em campo, será a estreia com a camisa rubro-negra. O jogador de 38 anos é a grande esperança do Leão para melhorar os números ofensivos. Até aqui são apenas 15 gols em 21 rodadas.
Foto: Rafael Bandeira/ Sport Club do Recife
Com Love no banco, o Sport terá outras novidades na escalação. Na lateral-direita, Ewerton retorna, recuperado de lesão. Já Fábio Alemão, que cumpriu suspensão na vitória sobre o Guarani, retoma posição na linha de zaga. Por fim, Sander está suspenso por acúmulo de cartões e Lucas Hernandez entra na equipe.
Provável escalação: Carlos Eduardo; Ewerton, Fábio Alemão, Sabino e Lucas Hernandez; Fabinho, Ronaldo Henrique, Denner e Thiago Lopes; Luciano Juba e Kayke
Arbitragem
Sport e Criciúma terá arbitragem com chancela FIFA: Sávio Pereira Sampaio, do Distrito Federal, apita a partida com o auxílio de Daniel Henrique da Silva Andrade e Lehi Sousa Silva. Sampaio irá para o sexto jogo na Série B do Brasileiro. O árbitro de vídeo será o goiano Elmo Alves Resende Cunha e o auxiliar será Edson Antônio de Sousa.
Retrospecto
No primeiro turno, Sport e Criciúma ficaram no 1 a 1 no Heriberto Hülse. Entretanto, na Ilha do Retiro, o domínio é todo do Leão da Ilha, que venceu cinco dos oito confrontos. O Tigre venceu uma única vez, no ano de 2005, também pela Série B. O último encontro em Recife foi em 2019, com vitória rubro-negra por 1 a 0. Guilherme fez o único gol do confronto.
Em números gerais, é o Criciúma quem leva vantagem. Em 16 jogos foram sete vitórias carvoeiras, cinco rubro-negras e quatro empates.
Transmissão
A partida entre Sport e Criciúma terá transmissão ao vivo do Portal Engeplus através da jornada esportiva Tabelando. Mateus Mastella comanda os trabalhos a partir das 20 horas nas redes sociais.