A engenheira agrônoma da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Siderópolis, Heloisa Ricken, esteve na Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira, 5, e fez uso do Horário Político. Na oportunidade, fez a prestação de contas das atividades realizadas neste ano em prol dos produtores do município. “Foram atendidas 419 famílias rurais e entidades, com assistência remota, visita, reuniões e oficinas”, informou.
No planejamento anual de trabalho, destaque para o fomento da agroindústria e turismo rural, com viagens técnicas a Santa Rosa de Lima junto aos associados da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Siderópolis (Cooperbelluno). Na pecuária, foram realizados cursos de aperfeiçoamento técnico na produção de leite. “O município conta com uma bacia leiteira expressiva”, disse ela. Já na fruticultura, a atuação foi no plantio de banana. “Siderópolis possui 450 hectares de banana e em média de 20 produtores”, ressaltou.
Por meio de políticas públicas em nível de estado, houve a distribuição de calcário, sementes de milho, kit solo saudável. “Foram distribuídos mais de R$170 em recursos rurais pelo governo do estado para agricultores”, destacou.
O gerente da Epagri, Edson Borba Teixeira, usou a Tribuna onde colocou a Empresa à disposição do município. “Entendemos as necessidades e demandas dos agricultores e temos as políticas públicas para apoiar”, finalizou.