Mais de 400 policiais de tropas estaduais já foram mobilizados para atuar na Força Nacional de Segurança Pública em Brasília, desde os atos de vandalismo ocorridos no último domingo (8) contra as sedes dos Três Poderes.
A portaria que trata da mobilização de policiais militares do Ceará, Bahia, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Sul foi publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira. O prazo de atuação dos policiais é até dia 31 de janeiro.
A portaria também define que caberá ao secretário Nacional de Segurança Pública e ao comandante da Força Nacional “adotar as providências visando à efetivação da medida” de proteção da capital federal.
Em coletiva nessa segunda-feira (09), o ministro da Justiça Flávio Dino afirmou que todos os 140 agentes disponíveis da Força Nacional atuaram nos protestos do domingo, seguindo o acordo interfederativo vigente com o Distrito Federal.
Para aumentar o número de agentes da Força Nacional em Brasília já foram enviados 70 agentes da Polícia Militar da Bahia; outros 60 policiais do Pará; e mais 50 de Alagoas.
Mais de 40 policiais de Sergipe; 50, de Pernambuco; 30 agentes do Rio Grande do Norte; e mais 10 do Amapá.
Também já estão atuando na capital federal, mais 30 profissionais da Paraíba e mais de 73 policiais do Rio Grande do Sul.