Política

Redução na taxa da Cosip é pauta de vereadores em Forquilhinha

Uma redução na taxa da Contribuição do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) foi sugerida, por meio de indicação, na Câmara de Forquilhinha. A matéria aprovada pelos vereadores na segunda-feira, dia 24, será encaminhada para análise do Poder Executivo.

Segundo o presidente da Câmara, Dinho Rampinelli (PL) e o vereador Felipe Dordete (PP), autores da proposta, a tarifa cobrada é uma das mais altas em comparação com os demais municípios da região. “A administração municipal deveria olhar com atenção esse pedido e ajudar os contribuintes a pagar menos tributos”, disse Dordete.

Ainda sobre iluminação pública, o vereador Valdeci Figueredo (PL), apresentou a indicação nº 70/2024, que solicita instalação de luminárias no estacionamento que pertence à Prefeitura, mas é compartilhado pela Câmara de Vereadores e a Secretaria de Educação. Atualmente o local conta com iluminação apenas próximo ao prédio da Prefeitura, deixando os dois órgãos públicos e um parque de recreação infantil na escuridão.

A substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de led em toda a rede de iluminação pública foi solicitada pelos vereadores Marcos Rocha Macedo (PDT) e Marilda Casagrande (PP). O vereador Célio Elias (PT) questionou os colegas se preferem reduzir a taxa da Cosip ou trocar as lâmpadas por led, e o vereador Macedo respondeu que dá para atender ambos, pois as sobras de recursos no último ano foram aplicadas em enfeites de natal.

Outros assuntos tiveram espaço na sessão: Aprovação do Projeto de Lei PE nº 44/2024 altera dispositivos das Leis n° 2.526/2021, nº 2.724/2023 e nº 2.724/2023, que dispõem sobre o Plano Plurianual PPA 2022/2025, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2024, Lei Orçamentária – LOA 2024. Indicação nº 71/2024, do João Paulo Mariot (PP), para manutenção e revitalização do Centro Multiuso no bairro Santa Ana. E a presidente da ACIF, Isadora Arns, utilizou a tribuna para destacar as ações da Associação Empresarial em Forquilhinha.