Política

Para o pré-candidato a prefeito de Criciúma pelo (PSD), Vaguinho Espíndola, TelePsicologia é forte aliada no suporte à saúde mental

Para o pré-candidato a prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), a continuidade e ampliação da TelePsicologia é uma das principais respostas que o poder público deve oferecer aos cidadãos no que diz respeito ao suporte à saúde mental. Em Criciúma, o serviço inédito foi lançado em junho deste ano pela Prefeitura, oferecendo atendimentos psicológicos de forma online, por meio de clínicas credenciadas junto ao Consórcio de Saúde, e com isso, reduzindo a fila de espera por consultas na área.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, desde o seu lançamento, o serviço já contabiliza 550 atendimentos, em uma perspectiva real da realização de mais de 600 atendimentos por mês entre consultas tele e presenciais. A temática foi pauta de publicação nas redes sociais do pré-candidato nesta semana e já soma diversos comentários positivos e de apoio à iniciativa. O vídeo pode ser conferido, na íntegra, aqui: www.instagram.com/p/C9KnE7Gu7b_/.

“Uma chamada com o seu psicólogo faz toda a diferença e pode mudar o dia, semana ou mês da pessoa atendida. Em Criciúma, o TelePsicologia chegou para agilizar a fila de espera, uma vez que a procura por suporte nessa área aumentou consideravelmente depois da pandemia. As pessoas precisam parar de ter vergonha em dizer que necessitam de apoio profissional, porque nossa saúde mental tem sido cada vez mais prejudicada com esse estilo de vida corrido que nos submetemos. E o poder público precisa se manter atento a essas demandas, oferecendo cada vez mais soluções para questões que, antes, muitos diziam que não se tinha o que fazer”, avalia Vaguinho.

Além do teleatendimento, para o pré-candidato a prefeito, devem ser mantidas e ampliadas, também, outras medidas que já foram responsáveis pela redução de mais de 80% no número de pacientes que aguardavam por consultas na especialidade em Criciúma nos últimos anos, como o credenciamento constante de novas clínicas, o chamamento dos profissionais aprovados em concurso público e a reestruturação do fluxo de acesso ao atendimento psicológico.

“Priorizar a saúde mental não é apenas uma escolha individual, mas uma necessidade para construir comunidades mais saudáveis e solidárias. E por meio de ações inovadoras como a TelePsicologia e de uma atenção constante ao assunto, temos conseguido e seguiremos ampliando o alcance aos serviços da área, democratizando o acesso ao tratamento e contribuindo significativamente para a melhoria do bem-estar psicológico da população”, acrescenta Vaguinho.