Entretenimento

Com natureza como plano de fundo, conheça as belezas de Treviso

Para fazer a Trilha Dois Dedos, considerada uma opção inesquecível, ao todo são quatro horas de caminhada
Uma das trilhas em Santa Catarina que exige resistência fica na cidade de Treviso, no Sul do estado. O nome como ficou conhecida se deve ao destino final do caminho: uma grande rocha no topo de um morro. Dividido em duas partes, quando visto de longe o monumento lembra dois dedos. A maior de suas partes chega a altura de 50 metros levando os aventureiros a loucura e diversão.

A trilha que leva até o monumento natural tem sete quilômetros de extensão, considerando ida e volta. Há três acessos possíveis para chegar até lá, sendo que dois deles passam por propriedade particular. Nesses casos, é necessária autorização para entrar no terreno. O outro acesso passa por dentro de um parque, que funciona de sexta a domingo. O local fica a cerca de oito quilômetros do Centro de Treviso.

Embora o trajeto da trilha seja curto, o nível de intensidade é difícil. O caminho até a rocha é íngreme, chegando a 500 metros de elevação. A estrada em meio à mata fechada é bem demarcada, mas bastante irregular. Escadas naturais, raízes, árvores e cordas servem de apoio para a subida. Mais que segundo pessoas que já percorreram este passeio, vale a pena e até mesmo o retorno em família ou com amigos.

Depois da chuva ou com previsão não é aconselhável fazer a trilha. Se o seu trajeto passar pelo rio, o nível da água pode subir e impedir a passagem de ida ou ainda pior, a da volta. Somado a isso, o terreno ganha pode ficar enlameado. São aproximadamente duas horas de caminhada até chegar na base da pedra Dois Dedos. A vista do alto alcança as montanhas da Serra Geral e também o vale onde está localizada a cidade.
Em dias com boa visibilidade também é possível enxergar os municípios de Siderópolis e Criciúma. Para os ainda mais aventureiros e experientes há uma via de escalada que permite subir na rocha. Mas atenção: a aventura é indicada apenas para quem já é montanhista.

O morro onde fica a rocha Dois Dedos faz parte da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, que além de Treviso, abarca as cidades de Morro Grande, Nova Veneza e Siderópolis. Por conta disso, essa trilha em SC é uma das mais bonitas da região, rica em fauna e flora.

Em caso de não conhecer a região e não ter experiência em trilhas, opte por contratar o serviço de um guia.
Extensão do percurso: cerca de sete quilômetros (ida e volta).
Tempo estimado: quatro horas (ida e volta). Nível de dificuldade da trilha: essa trilha é considerada de alto nível de dificuldade. A elevação, a irregularidade do caminho e a necessidade de se agarrar em cordas, árvores e raízes exibe equilíbrio e condicionamento físico. O que levar nessa trilha: usar roupas leves para caminhada. Calçado fechado, confortável e com um bom solado. Utilize protetor solar e repelente. Leve lanche, água e saco de lixo para juntar seus resíduos. O que fazer em Treviso?

Treviso é uma cidade de apenas quatro mil habitantes, localizada no Sul de Santa Catarina, a 215 quilômetros de Florianópolis. Encostada nos morros da Serra Geral, os principais atrativos turísticos do município são a natureza de seu território. Com sete quilômetros de distância do Centro da cidade, por exemplo, fica o balneário Rio Manin. O local é muito procurado para banhos de rio, apreciação da cachoeira e churrascos em família à beira das águas. Para chegar até lá é necessário pegar uma trilha curta e simples de ser feita. Por falar em queda d’água, a mais suntuosa e famosa de Treviso é a Cachoeira Salto Branco, a oito quilômetros do Centro. É na comunidade de Santo Antônio onde ela se encontra e despenca de um paredão rochoso de 77 metros de altura, cercado de verde. Para acessar a cachoeira é necessário caminhar por uma trilha sinalizada por pouco mais de um quilômetro. Por sua vez, na comunidade de Guanabara, o visitante encontra várias atrações. Distante 11 quilômetros da área central, há duas pequenas cachoeiras, além de uma das menores Igrejas de todo o Brasil e uma Gruta de Nossa Senhora Aparecida. Na Casa da Cultura Vale Mágico é possível ver fotos e reproduções de moradias antigas da comunidade.