Geral

Nova ETA garante água tratada e segurança para cidade de Treviso

O crescimento urbano e econômico de Treviso avança acompanhado de investimentos em infraestrutura essencial. A implantação de um novo sistema compacto na Estação de Tratamento de Água (ETA) do município representa um passo estratégico para garantir o abastecimento regular, com água tratada e de qualidade, tanto para a área urbana quanto para as comunidades do interior. A obra amplia a capacidade de produção, moderniza o sistema existente e prepara o município para os desafios futuros.

O chefe do Poder Executivo, Luciano Miotelli, acompanhado do diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Rodrigo Fenili, esteve recentemente na Estação de Tratamento de Água para acompanhar o andamento das obras de implantação do novo sistema compacto de tratamento.

De acordo com o prefeito, o investimento está diretamente ligado ao crescimento do município. “A importância estratégica dessa nova Estação de Tratamento de Água está relacionada ao surgimento de novos loteamentos, sendo um com cerca de 60 moradias e outro com aproximadamente 150 moradias, além da implantação de uma nova área industrial”, destacou Miotelli. Segundo ele, a ampliação permitirá aumentar a produção e a distribuição de água, garantindo abastecimento com qualidade para toda a população.

A estimativa é que cerca de mil moradias sejam diretamente beneficiadas com a ampliação da ETA. “Esse investimento assegura maior regularidade e eficiência no fornecimento de água para Treviso”, afirmou o chefe do Executivo.

Outro ponto ressaltado pelo prefeito é a segurança hídrica do município. “O aumento da capacidade de armazenamento e tratamento de água permitirá enfrentar com mais tranquilidade os períodos de maior consumo, como no verão, e também situações de estiagem no inverno”, explicou. Além disso, Miotelli destaca que o novo sistema reduzirá impactos em dias de chuvas intensas, quando a água apresenta maior turbidez, evitando interrupções no abastecimento que hoje ainda ocorrem.

Ainda segundo o prefeito, a obra integra um planejamento mais amplo. “Esse investimento faz parte de um plano maior de modernização do sistema de abastecimento. Vamos substituir um filtro antigo e tecnologicamente ultrapassado, garantindo mais agilidade na distribuição e água totalmente cristalina, dentro dos padrões de qualidade exigidos”, completou.

Avanço tecnológico e mais eficiência

O diretor do SAMAE de Treviso, Rodrigo Fenili, detalhou os ganhos técnicos do novo sistema. Segundo ele, a principal diferença está na tecnologia empregada. “O novo sistema contará com processos de floculação e flotação, responsáveis por separar o material sólido presente na água, removendo a turbidez e garantindo água cristalina e de melhor qualidade”, explicou.

Como parte das melhorias, já foi instalada uma nova bomba de sucção, que capta água da rede existente e amplia a capacidade de captação da estação. “Essa nova bomba permite direcionar uma quantidade maior de água aos filtros, aumentando a capacidade de armazenamento e ajudando a evitar cortes no abastecimento em períodos de menor disponibilidade”, afirmou Fenili acrescentando que a próxima etapa prevê a instalação dos novos filtros. “Com previsão de início de operação para o dia 20 de fevereiro, o sistema ainda passará por um período de ajustes e adequações, visando o aprimoramento do funcionamento e a garantia de maior eficiência no tratamento da água”.

Fenili também destacou que o sistema foi projetado pensando no futuro. “Ele possui capacidade excedente de produção e armazenamento, garantindo uma margem de segurança suficiente para atender com qualidade tanto as residências quanto as empresas abastecidas pelo sistema”, concluiu.

Tecnologia e qualidade de vida para população

A Estação de Tratamento de Água que será instalada em Treviso é um modelo compacto, moderno e de alta eficiência. Conforme explica Gilberto Milioli, engenheiro e proprietário da empresa Previmec Equipamentos Industriais, o sistema é formado por um decantador e um filtro de duplo fluxo. “A capacidade de clarificação da água é de aproximadamente 72 metros cúbicos por hora, o que equivale a 20 litros por segundo, operando em sistema pressurizado entre 2 e 3 bar de pressão”, detalha Milioli.

O equipamento conta com um reator na entrada do decantador, onde ocorre a injeção de produtos químicos para a ação de floculação da água bruta. “Nesse processo, o material sólido se aglutina e, no decantador, ocorre a precipitação do lodo”, detalha revelando que após essa etapa, a água segue para o filtro de dupla ação, responsável pela clarificação final. “É um modelo amplamente utilizado pela Casan, reconhecido pela eficiência e confiabilidade no tratamento da água”, finaliza o empresário.