No dia do crime três veículos chegaram no posto em alta velocidade e estacionaram próximo a loja de conveniências. Conforme relato de testemunhas e imagens colhidas durante a investigação, a ação durou menos de 40 segundos. Diversos indivíduos desembarcaram dos veículos armados e partiram para cima da vítima, oportunidade em que efetuaram diversos disparos de arma de fogo. A vítima foi atingida por um dos disparos no braço, mas conseguiu fugir. Após os disparos, os criminosos embarcaram nos veículos e fugiram em alta velocidade. Dois destes indivíduos foram presos pela Polícia Militar em Braço do Norte e foram autuados em flagrante, sendo encaminhados ao Presídio de Tubarão.
A Polícia Civil de Gravatal, bem como o Ministério Público da Comarca de Armazém, optaram por efetuar diligências complementares para esclarecer os detalhes do crime e seguir no encalço dos criminosos para tentar identificar os demais envolvidos no crime. Durante estas diligências foi possível apurar que a motivação para o crime teria sido uma discussão banal ocorrida dias antes dos fatos em um bar na cidade Braço do Norte. Na oportunidade teriam ocorrido ameaças entre a vítima e um dos suspeitos. Também foi possível apurar fortes indícios de que o indivíduo de 26 anos seria um terceiro suspeito de estar envolvido no ataque perpetrado em Gravatal.
Diante das provas colhidas o Delegado responsável pelo caso, Dr André Luis Mendes da Silveira, representou por mandados de buscas e apreensões para locais suspeitos, bem como pela prisão preventiva do homem de 26 anos. Na tarde desta quinta-feira (28) foi deflagrada a operação policial para cumprimento das buscas e na prisão.
Dois alvos das buscas eram da cidade de Braço do Norte. A operação contou com apoio de policiais civis de Armazém, São Martinho, Braço do Norte, além da Delegacia de Polícia de Bom Jardim da Serra, Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária Estadual de Bom Jardim da Serra. Cerca de 20 policiais participaram da ação e assim foi possível identificar que o suspeito estaria no município de Bom Jardim, local onde foi encontrado e preso, sendo encaminhado para o Presídio Regional Masculino de Tubarão.