A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) reforça aos moradores do bairro São Luiz que ainda não está autorizada a conexão dos imóveis à rede coletora de esgotos que está em implantação. A obra de ampliação do Sistema de Esgoto Sanitário de Criciúma segue com assentamento da tubulação da rede coletora e instalação das Caixas de Inspeção para que no momento adequado sejam realizadas as ligações domiciliares.
Após a conclusão dos trabalhos, os proprietários serão comunicados da autorização e orientados de como fazer a conexão da residência ao sistema público de coleta e tratamento.
As liberações serão realizadas somente quando as obras na Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Santa Luzia estiverem concluídas, e todo o sistema estiver finalizado para atender as ampliações do São Luiz.
De forma recorrente, a Companhia tem identificado tubulações que estão recebendo esgoto de forma irregular e os moradores foram informados sobre a não autorização. Nos casos de descumprimento da solicitação, a vigilância sanitária municipal pode realizar uma notificação.
Neste momento, a ligação dos imóveis à rede de esgoto causa sérios danos ao meio ambiente, gera mau cheiro no bairro e compromete a qualidade de vida de Criciúma.
Ampliação do sistema público de coleta e tratamento
As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário para o Bairro São Luiz permitirão a implantação de 2.443 ligações domiciliares e um total de 40 quilômetros de redes coletoras.
O investimento da Companhia em sistemas de esgoto no município é de R$ 15.902.534,15, beneficiando mais de 10 mil habitantes do São Luiz.
Quando os trabalhos estiverem completos e entrar em operação em conjunto com o Sistema de Esgoto do Bairro Próspera, permitirá que o município tenha 45% de cobertura com coleta e tratamento de esgoto.