As obras de implantação do Sistema Binário seguem a todo vapor em Criciúma. Até o momento, diversos trechos com pavimentação asfáltica já foram concluídos no bairro São Luiz, conforme o mapa anexo. Um exemplo é o percurso da Avenida Santos Dumont até aproximadamente a altura da rua João Caetano, que compreende o Fórum da Comarca e o Cemitério Municipal. Além da conclusão de algumas vias, houve a finalização de quase todo o sistema de drenagem de águas pluviais.
Atualmente, as equipes de trabalho se concentram em quatro pontos da região, destacados em amarelo no mapa. “Nesses locais, os profissionais, com o auxílio de máquinas, estão instalando aduelas, colocando asfalto, realizando a terraplanagem e implantando o sistema de esgotamento sanitário”, explicou o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli.
A expectativa é que as obras nesses trechos sejam concluídas nos próximos meses. Com isso, deve-se iniciar a segunda etapa de construção do Binário (em preto no mapa), que vai dar continuidade às obras de melhorias na infraestrutura e mobilidade urbana no local.
Comércio
As lojas e empresas na região funcionam normalmente e podem ser acessadas pela avenida principal. “Estamos sempre em contato com os comerciantes, buscando soluções para tentar minimizar os impactos das obras no comércio deles. Inclusive, solicitamos mais uma frente de trabalho para agilizar o andamento em um trecho que possui muitas lojas. E, em breve, já vamos entregar ali uma pista asfaltada e uma ciclovia, ou meia pista e estacionamento”, contou o secretário.
O trecho fica localizado na Avenida Santos Dumont, na altura da rua João Caetano a Washington Luiz e descendo pela Presidente Prudente, conforme ilustrado no mapa.
Trânsito
A equipe da Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma (DTT) sinalizou todos os trechos com cavaletes e em muitos pontos também está orientando motoristas e garantindo a fluidez do trânsito.
Binário
O sistema binário compreende a construção de um elevado e uma trincheira, a duplicação de avenidas, a reconstrução de galerias pluviais, de rede de drenagem e de pavimentação asfáltica, além de melhorias em calçadas e projetos de acessibilidade.