Gestão de Turismo da Unesc recebe homenagem no Rincão

O turismo é um importante vetor para o desenvolvimento das cidades, tanto pela qualidade de vida que proporciona quanto às oportunidades abertas na economia. Os setores de eventos, hospedagem e gastronomia se beneficiam diretamente com o fluxo de turistas. Com isso, mais empregos são gerados e renda é distribuída. Nesse contexto, parcerias se tornam fundamentais. E foi pensando nisso que a Unesc e a Prefeitura de Balneário Rincão uniram esforços e criaram um polo da Universidade. Daí, nasceu o curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do polo do Balneário Rincão.

A primeira turma do novo curso colou grau no último dia 14, no Auditório Ruy Hülse. Na noite desta terça-feira (19/10), os recém egressos foram homenageados por meio de moção de aplauso aprovada e entregue pela Câmara de Vereadores. O autor da honraria, aprovada por unanimidade pelos parlamentares, foi o vereador Jorge da Luz, um dos egressos do curso.

O evento contou com a presença de alunos, do coordenador do polo do Balneário Rincão, Valdenir Barbosa da Cruz, e da coordenadora do curso, Caroline Jacques, que falou da importância do turismo e da parceria da Unesc com a cidade.

O curso, que tem duração de dois anos, é oferecido na modalidade 100% EaD (Educação à Distância) e prepara o egresso para atuar tanto na formulação das políticas públicas, locais e regional, como no planejamento de rotas turísticas e de planos municipais de turismo. Atualmente, o curso possui acadêmicos de várias cidades como Criciúma, Treviso, Araranguá, Jacinto Machado e Laguna

Para a professora Caroline, a formação em gestão de turismo tem sido vista como uma forma de profissionalizar e preparar o acadêmico para pensar, planejar e estruturar políticas públicas e também ações de organização em prol de um turismo planejado, desenvolvido para a sociedade, como fator de geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico com respeito à sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais e de patrimônio histórico.

“O acadêmico fica apto para atuar nos mercados, como em agências de turismo, no planejamento de negócios turísticos, e no campo de eventos, bem como nichos específicos como o turismo rural e ecoturismo, que na nossa região tem crescido bastante”, comenta.

Ela destaca que o reconhecimento da Câmara é importante porque consolida e incentiva a evolução do turismo local, que está em ascensão e que passa a contar com profissionais cada vez mais especializados. Os parlamentares concordaram nesse sentido. No ato de entrega da placa, assinalaram que “o curso foi de fundamental importância, tendo em vista que o município tem foco no turismo. Alguns formandos já fazem parte da administração e, por isso, foram incentivados a fazerem essa formação. Temos, a partir de agora, uma mão de obra qualificada, preparada por uma universidade conceituada como a Unesc”.

Crescimento

O coordenador dos polos da Unesc Virtual (que incluem Balneário Rincão, Criciúma e Araranguá), professor Valdenir Barbosa da Cruz, salientou a importância do polo Balneário Rincão que veio da necessidade de contribuir com a comunidade local, para o desenvolvimento do turismo.

“Nossa relação com o município vai além da formação. A gente procura, realmente, nos inserir na comunidade, e atentar para outras necessidades. A educação tem grande importância na inserção social do indivíduo, na formação técnica, na inserção no mercado de trabalho, e no desenvolvimento de toda a região. Por isso, estamos sempre pensando em contribuir com mais projetos que beneficiem a comunidade”, disse o professor Valdenir.

Pensando sempre no desenvolvimento e disponibilizando cada vez mais a estrutura e a expertise que a Unesc tem, o polo já conta com outros planos e mais dois projetos que estão prestes a iniciar: o Programa de Desenvolvimento de Lideranças e o Pipocando Empreendedorismo. Os dois são parte do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc.

O primeiro objetiva oportunizar imersões de empreendedorismo social para o desenvolvimento de lideranças jovens que visem a transformação e melhoria do ambiente de vida e capacitar agentes promotores dos direitos humanos, utilizando o empreendedorismo social como ferramenta de intervenção, visando o fortalecimento dos vínculos comunitários. O outro tem por objetivo oportunizar a troca de experiências sobre as mais diferentes temáticas à comunidade acadêmica e comunidade externa.

“Queremos contribuir com o pequeno e médio empreendedor. Como estamos chegando na alta temporada, entendemos a necessidade de treinamento e de novas contratações. Esse projeto vem auxiliar o pequeno e médio empreendedor, principalmente agora que há uma necessidade maior no seu estabelecimento”, salientou, ressaltando que os dois cursos serão gratuitos e contarão, para isso, com palestras e workshops.

Outras experiências no polo

Segundo o coordenador, a comunidade pode usufruir de toda a estrutura local e contar com apoio de toda a equipe. Um desses locais é o laboratório de informática. “Somos uma universidade comunitária e não estamos lá no polo para atender somente os alunos, mas a comunidade que tiver interesse pode contar com a nossa estrutura”, lembrou.

Atualmente o polo Balneário Rincão oferece vários cursos de graduação. Há, além da Gestão de Turismo, turmas de Pedagogia e outros da área da gestão como Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Serviço Social.Laboratório de Informática

Segundo ele, a comunidade pode usufruir de toda a estrutura local e contar com apoio de toda a equipe. Um desses locais é o laboratório de informática. “Somos uma universidade comunitária e não estamos lá no polo para atender somente os alunos, mas a comunidade que tiver interesse pode contar com a nossa estrutura”, lembrou ele.

Cursos

Hoje, no polo Rincão temos vários cursos de graduação em andamento, além do curso de Gestão em Turismo, também há turma de Pedagogia e outros da área da gestão, como Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Serviço Social.