Geral

Cubanos devem atuar nas unidades de Saúde de Criciúma

O Governo de Criciúma deve iniciar em breve a contratação de Médicos Cubanos para atuarem nas unidades de saúde da cidade. A informação foi antecipada na última semana pelo prefeito Clésio Salvaro, em entrevista na Massa FM. Essa semana o projeto começou a tramitar no legislativo da cidade. A expectativa é que ele seja votado nos próximos dias. “Vamos contratar para reforçar o atenção básica da cidade. Temos sim falta de médicos e estamos trabalhando para resolver isso. Essa é uma alternativa”, argumentou o prefeito.

Segundo o Secretário de Saúde Arleu da Silveira enquanto o município sofre com escassez de profissionais há uma lista de médicos cubanos que já demonstrou interesse em atuar em Criciúma. “Com dois deles eu já conversei pessoalmente”, ressalta Arleu. Segundo ele, são profissionais que estão com seus CRMs em dia, que já passaram pelo revalida, mas que esbarram em outro detalhe.

“Na área pública há a necessidade de nacionalidade e alguns deles não tem. Então este projeto pede a Câmara a autorização para a contratação apenas com a apresentação do visto de permanência no país e a carteira de Registro Nacional Migratório. Com isso vamos poder realizar a contratação e restabelecer o atendimento em todas as unidades”, explica.

Pneumopediatra não atenderá mais aos sábados

Em entrevista concedida à Massa FM o Secretário também lamentou a ausência de nove crianças durante o fim de semana no plantão feito por um pneumopediatra. O médico foi contratado especialmente para atuar nos fins de semana e desafogar a fila de espera no município. “Tínhamos 20 agendamentos. Tudo confirmado, só que nove pessoas não levaram os filhos e nem justificaram. Com isso o médico comunicou que não vai mais atuar no fim de semana. O município tem feito o esforço, feito a sua parte, mas o cidadão também precisa contribuir”