Treviso iniciou nesta quarta-feira (13) a sua Semana do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. As atividades foram adiadas em decorrência da paralisação dos caminhoneiros e ocorrerão até sexta-feira (15), envolvendo principalmente a comunidade escolar do município. “Na abertura da semana, que aconteceu pela manhã, nós recebemos no hall de entrada da prefeitura a exposição de fotos do Projeto de Observação de Aves. Também aproveitamos o momento para explanar sobre o trabalho que é realizado pelo Município na área de licenciamento ambiental, fiscalização, parcerias com a Polícia Militar Ambiental, regularização de empreendimentos e outras atividades nesse sentido”, conta o engenheiro ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Treviso (Funtrev), Vinicius Pasquali.
Ainda durante a manhã, os alunos da Escola Estadual Udo Deeke foram presentados com uma cesta por terem sido os escolhidos para representar a Região Sul na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada em Laguna. Já na parte da tarde, a turma do 5º ano da Escola Municipal Professora Maria Brogni fez um mutirão de limpeza e plantio de mudas na Gruta Nossa Senhora de Lurdes. “As ações estão voltadas em sua maioria para as crianças e adolescentes e com foco muito grande na preservação. Isso não quer dizer que os adultos não possam participar, inclusive a exposição de fotos estará no hall da prefeitura até sexta-feira, mas estamos focados nos jovens porque sabemos que é preciso desenvolver desde cedo essa consciência sobre o meio ambiente. E hoje tivemos dois ótimos exemplos com a premiação do trabalho realizado pelos alunos da escola Udo Deeke e com a ação de limpeza das crianças do Maria Brogni na gruta. Estão todos de parabéns”, enfatiza o prefeito Jaimir Comin.
Na quinta-feira (14), às 19h, no Auditório Vilso Savaris, o coordenador de projetos do Instituto Alouatta, Paulo Cadallóra, será o ministrante da palestra “Unidades de Conservação na Sala de Aula – Comunidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade”, que terá como píublico os professores das redes municipal e estadual de ensino de Treviso. Já na sexta-feira ocorrerão atividades lúdicas e informativas com os estudantes dos dois períodos das escola Maria Brogni. Eles também receberão a cartilha “Meio Ambiente: Observando a Vida Silvestre”.
A Semana do Meio Ambiente de Treviso é promovida pela Administração Municipal, por meio da Funtrev e da Secretaria de Educação, com a parceria do Instituto Alouatta. Os fotógrafos que estão expondo seus trabalhos no hall da prefeitura são Sergio Moreira, Bel Coradi Gomes e Marcelos Dal Toé Zanette.