Um reconhecimento pelo trabalho prestado às crianças e adolescentes. A Associação Beneficente Nossa Casa recebe, na próxima quarta-feira (23), em Brasília, a Medalha Amigo da Primeira Infância. A homenagem é uma proposta da Câmara dos Deputados. A Nossa Casa foi indicada pela deputada federal Geovânia de Sá, que é parceira da instituição há anos.
“Este prêmio é um reconhecimento às contribuições realizadas em prol da promoção de direitos da primeira infância, um trabalho que a Nossa Casa desempenha com maestria. É uma homenagem mais que merecida, diante das diversas crianças e adolescentes beneficiadas”, ressalta Geovânia.
Fundada em maio de 1999, a Nossa Casa atua no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Esses acolhidos são encaminhados pelo Judiciário, por meio do Conselho Tutelar, porque se encontram vulneráveis ou foram vítimas de violência. Nesses anos, centenas de crianças e adolescentes já passaram pela instituição, que se tornou referência no acolhimento.
Atualmente, a Casa trabalha atendendo até 20 crianças e adolescentes que moram na instituição. Elas recebem o atendimento de uma equipe técnica multidisciplinar, frequentam a escola, participam de projetos especiais e possuem os momentos de diversão e lazer.
“Nosso trabalho é acolher e contribuir para o desenvolvimento pleno da primeira infância. Quando todos trabalham de mãos dadas é possível transformar realidades. Nossa diretoria, que é totalmente voluntária, acredita que todo cidadão pode praticar o serviço voluntário e, assim, transformar pessoas e realidades”, pondera a presidente da Nossa Casa, Jucelane Barbosa Marques.
Sobre a premiação
A entrega da Medalha ocorre nesta quarta-feira (23), às 16h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. O prêmio é concedido a cinco pessoas ou instituições que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos da primeira infância no País.
A condecoração é conferida pela Mesa Diretora da Câmara e soma esforços com o Parlamento brasileiro na implementação de um conjunto de iniciativas legislativas que visam consolidar e fortalecer as políticas públicas que têm como foco a atenção integral à criança em seus primeiros cinco anos de vida, cruciais para seu desenvolvimento cognitivo e social.
Indicação e escolha
Cada membro da Câmara dos Deputados indicou até uma pessoa física ou jurídica, mediante envio de formulário eletrônico disponibilizado pela Segunda-Secretaria.
Os agraciados foram escolhidos por um Conselho Deliberativo formado pela segunda-secretária; pelo presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e um representante de cada partido com assento na Câmara dos Deputados indicado pelo respectivo líder.
Os agraciados deste ano são:
• Associação Beneficente Nossa Casa – Criciúma (SC);
• Juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza – Rio de Janeiro (RJ);
• Maria Teresa Saenz Surita Guimarães – Boa Vista (RR);
• Onélia Maria Moreira Leite de Santana – Fortaleza (CE);
• Paulo Roberto Leite de Arruda – Vitória de Santo Antão (PE).