O curso de Educação Física da Unesc e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde (GEPPES) da Universidade, em parceria com a Secretaria de Saúde de Criciúma, irão iniciar na próxima segunda-feira (16/10) o projeto Saúde nos Parques. O intuito é promover ações envolvendo os frequentadores dos parques Altair Guidi, Imigrantes e Parque das Nações e a comunidade em geral.
O projeto ocorrerá das 7h às 10h e das 17h às 20h, nas segundas, quartas e sextas-feiras, e as atividades iniciais contemplarão grupos de caminhada, corrida e exercícios funcionais. Para participar, os interessados deverão comparecer aos locais nos dias e horários estabelecidos, realizar suas inscrições e terão à disposição todos os recursos necessários, incluindo exames de sangue, avaliação do estado de saúde, análise da composição corporal e demais serviços, todos gratuitos.
“Este projeto representará uma significativa iniciativa de integrar a Extensão ao currículo do curso de Educação Física, envolvendo ativamente os estudantes em diversas disciplinas, incluindo avaliação física, prescrição de exercícios e outras áreas relevantes, para que eles participem de ações práticas junto à comunidade”, disse o professor do curso de Educação Física, Joni Márcio de Farias, um dos coordenadores do projeto e pesquisador do GEPPES.
“Esperamos que este projeto possa efetivamente contribuir para a redução dos índices de inatividade física e sedentarismo na população, promovendo, assim, um estilo de vida mais saudável e ativo para todos”, complementou o professor pesquisador Ricardo Teixeira Quinaud, que também coordena o projeto Saúde nos Parques.
A definição do cronograma de atividades ocorreu na última semana durante reunião com representantes do Governo Municipal, gerentes de saúde e agentes de saúde. O encontro ocorreu na Unesc.