A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal – DIC de Araranguá, realizou a prisão preventiva de J.C.Z.V, pelo crime de estelionato em concurso material com crimes contras Administração Pública relacionados a parcelamento do solo urbano.
J.C.Z.V é investigado por ter se apropriado de mais de 5 milhões de reais de cerca de 77 vítimas da região de Araranguá.
O preso fora localizado após campanas e diligências investigativas em sua residência, no Morro dos Conventos. Após seu recolhimento, o preso foi encaminhada para o presídio Regional de Araranguá/SC.
Em junho de 2022, com a descoberta da fraude, a Polícia Civil passou a investigar o caso, após nove meses de intensa investigação e mais de três mil páginas de documentos produzidos, descobriu-se que os empresários causaram um prejuízo milionário aos compradores, mediante a venda de 347 terrenos em duplicidade à 150 compradores.
Na época o Delegado Bruno Sinibaldi, responsável pelo caso, apurou que os indícios trazidos apontaram que, sem o devido registro no cartório de imóveis competente, bem como sem a finalização do projeto perante a municipalidade, passaram a vender, mediante a amostra de mapas, diversas frações desses terrenos e de forma duplicada, a vários moradores do município de Araranguá e região, na maioria das vezes, por intermédio de terceiros – corretores de imóveis e não corretores -, que, na investigação também trouxe indicativos que tinham conhecimento da irregularidade do empreendimento.