Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma invocação mariana que se refere às aparições da Virgem Maria a três pastorinhos na Cova da Iria, em Fátima, Portugal, em 1917. As aparições são consideradas um evento religioso de grande importância e que marcaram o início da devoção.
Na noite desta terça-feira, dia 13 de maio, centenas de fiéis marcaram presença nas missas que aconteceram durante o dia na comunidade de Vila São Jorge, em Siderópolis. A celebração religiosa com a presença maciça de devotos foi na noite enluarada e fria, onde peregrinos subiram os caminhos que levam até ao Santuário com a imagem de 21 metros e meio de altura sobre uma base de sete metros e meio, totalizando 29 metros com uma iluminação deslumbrante e uma vista das alturas que emociona devotos de toda região.
“Perdemos nosso filho único, o Luiz Fernando de apenas 21 anos, faz dois anos. Venho, juntamente com meu marido, buscar consolo porque a dor de um luto dilacera a gente, é uma dor que não tem tamanho”, lamentou sob lágrimas a mãe de Luiz Fernando, Rosimere da Silva, moradora de Criciúma. O marido, Gilberto Lindório, enalteceu que estar perto de Nossa Senhora de Fátima acalma o coração. “Às vezes tem dias que borbulha o coração de muita dor. O Luiz Fernando partiu e levou um pedaço de mim, ele era um filho muitíssimo apegado em mim, até porque estávamos sempre juntos por ser nosso único filho”, disse o pai com olhar focado para imagem da santa.
A fé na mãe que move montanhas
Para Jéssica Lúcia Destro, moradora do Bairro Rio Fiorita, de Siderópolis, estar aos pés de Nossa Senhora é um grande privilégio e uma grande satisfação. “Porque aqui a gente entrega todos os nossos desafios, como mãe, como esposa, aos pés de Nossa Senhora, e isso é muito grandioso. Ela deu a vida do seu filho para nos salvar. O que temos é agradecer”, explica. Sua filha, a pequena Catarina, disse que sente em Nossa Senhora a presença do amor.
A missa foi celebrada pelo padre Wanderley Calça. A empresária, Sandra Salvaro, envolvida na organização da Festa em Honra Nossa Senhora de Fátima, junto com a Mema Salvaro e equipe, ao longo de sua pregação destacou que que Nossa Senhora de Fátima conhece nosso coração. “Ela nos olha com o olhar terno de mãe. Dizendo para cada um de nós, você não está sozinho, eu sigo junto contigo. A mãe nos leva a caminhos que ela tem a maior certeza que são os melhores, aquele que leva ao nosso Senhor. E que a gente não se sinta sozinho neste mundo, não se sinta esquecido neste mundo, porque ela está sempre nos rondando com bênçãos”, enalteceu Sandra Salvaro. Na noite de sábado, dia 10 de maio, uma confraternização, no Salão de Festas da Igreja, reuniu a comunidade para celebrar a data de Nossa Senhora de Fátima lembrada em todo o mundo por defender a paz e união.
A maior imagem de Nossa Senhora de Fátima do Brasil é da Vila São Jorge, em Siderópolis
A maior imagem de Nossa Senhora de Fátima do Brasil foi inaugurada numa tarde de domingo, 13 de maio, na comunidade de Vila São Jorge, em Siderópolis. Com 21 metros e meio de altura, sobre uma base de sete metros e meio, totalizando 29 metros, o Santuário tinha como propósito fomentar, em pouco tempo, o desenvolvimento turístico, religioso e cultural da cidade.
Mais de duas mil pessoas participaram da inauguração. O Santuário de Nossa Senhora de Fátima foi erguido pela Família Salvaro, em parceria com a Associação de Moradores e colaboradores, para rememorar um antigo sonho da matriarca da família, Olivia Ronchi Salvaro, (in memoriam). “Ela era muito devota, e sempre dizia que o local era propicio para receber a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Este sonho é muito especial para toda a nossa família”, disse o esposo de dona Olivia, Armelindo Salvaro. Ele recebeu uma placa das mãos do prefeito de Siderópolis, na época, Douglas Warmling, pela perseverança junto da comunidade na construção do Santuário.
Um lugar para conexão com Deus
Os peregrinos, para chegarem ao Santuário, passam pelo belo caminho de 370 metros. O local está aberto a visitação diariamente das 8h às 19h30min, sendo que celebrações religiosas são realizadas semanalmente no local e ainda é rezado o terço onde quem faz é sempre uma comunidade diferente do bairro.
Estima-se que a área construída seja de 210 metros quadrados, sendo que no seu interior existem espaços destinados ao acendimento de velas e depósito de pedidos e graças alcançadas. Vale destacar que ainda no interior do Santuário há uma imagem menor de Nossa Senhora juntamente com as imagens das três crianças Lúcia, Francisco e Jacinta, para as quais, segundo a história, a Santa apareceu em 1917. A obra foi projetada e executada pelo Engenheiro Civil, Valter Salvaro, pelo arquiteto, Arlon Fernandes e pelo engenheiro eletricista, Valdir de Freitas, em parceria com o artista plástico Oswaldo Zanini e com o engenheiro estrutural, Alexandre Vargas.





