Geral

Comitiva de Siderópolis participa do encontro da Encantos do Sul

Siderópolis esteve representada nos dois dias do Encontro da Instância de Governança Regional (IGR) Encantos do Sul, realizado nesta terça-feira, dia 27, e quarta-feira, dia 28, em Gravatal e Tubarão com a presença da Secretária de Estado do Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif.

A comitiva de Siderópolis foi composta pelo vice-prefeito Rafael Gustavo Frello, pelo assessor de Cultura e Turismo Arisson Fabrício Nunes, a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Ana Paula Svaisser Souza, o proprietário do Parque Aguaí e presidente da Encantos do Sul, Albertino Ferreira e da colaboradora da Cultura de Siderópolis, Angela Paula Ribeiro, que acompanharam toda a programação organizada pela Instância de Governança Regional (IGR) Encantos do Sul, com apoio das prefeituras locais e das associações de municípios Amrec e Amurel.

No primeiro dia, em Gravatal, o encontro reuniu lideranças, empresários e representantes do trade turístico para a apresentação do Plano Regional de Turismo (PRT) da Encantos do Sul. A secretária Catiane destacou a importância da integração regional e do protagonismo dos municípios no desenvolvimento de ações que estimulem o setor.

O vice-prefeito avaliou positivamente a experiência. “Participar de eventos como este é essencial para que Siderópolis esteja conectada com as diretrizes do turismo estadual e regional. Ouvimos, trocamos ideias e também mostramos o que temos feito na cidade”, afirmou.

No segundo dia da agenda, os participaram puderam viver uma imersão no turismo ferroviário de Tubarão. A programação incluiu visita ao Museu Ferroviário, apresentação do projeto do Passeio de Trem e uma experiência prática no trajeto turístico.

“Nossa cidade já possui o Roteiro Histórico Ferroviário, destacando os passeios do Expresso Belluno e a Maria Fumaça que já opera de Tubarão à Siderópolis em passeios mensais. Estar presente nessas discussões é dar voz ao potencial turístico de Siderópolis e estreitar parcerias com os museus ferroviários e a Ferrovia Tereza Cristina”, destacou o assessor de Siderópolis, Arisson.