O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou nesta segunda-feira (10) a ocorrência de três tornados no estado durante as fortes tempestades da noite de sexta-feira (7). Os fenômenos climáticos extremos atingiram os municípios de Turvo, Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, causando danos significativos, seis mortes e mais de 800 feridos.
Segundo o Simepar, as tempestades foram provocadas pelo aprofundamento de um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, que evoluiu para um ciclone extratropical. A combinação de calor intenso, alta umidade e mudanças na direção dos ventos com a altitude criou um ambiente propício para a formação de tempestades supercelulares e tornados.
Municípios afetados pelo tornado no Paraná
De acordo com o Simepar, o primeiro tornado confirmado ocorreu em Rio Bonito do Iguaçu, por volta das 18h de sexta-feira (7). A tempestade supercelular que atingiu o município provocou danos significativos na área urbana. Após análise de imagens de radar, vídeos, sobrevoos e vistorias em solo, o órgão classificou o fenômeno como um tornado de categoria F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h.
Em seguida, outra tempestade severa atingiu o município de Guarapuava, especialmente na região do distrito de Entre Rios. O tornado foi classificado como F2, com ventos de 250 km/h, também com base em dados de radar, registros da população e observações técnicas.
O terceiro tornado ocorreu em Turvo, ao Sul da área urbana central. Assim como em Guarapuava, o fenômeno foi classificado como F2, com ventos ao redor de 200 km/h. As análises foram realizadas por meio de imagens do radar meteorológico de Cascavel, sobrevoos conduzidos por meteorologistas do Simepar e engenheiros do Corpo de Bombeiros, além de registros compartilhados por moradores e veículos de comunicação.





