Geral

A mulher negra e suas contribuições para o Brasil em pauta

A Unesc vai promover conversas para destacar a importância das mulheres negras no contexto histórico e político brasileiro. Com a temática “Mulheres negras movem o Brasil”, o “Encontro regional de mulheres negras 30 anos: contra o racismo, a violência e pelo bem viver” ocorre neste sábado (21/7), das 14 às 18 horas, na sala 15 do Bloco R1. O evento é aberto ao público.

O encontro comemora o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha (25/7). Em todo o país, eventos do gênero vão reunir mais de 300 mil mulheres e abordar assuntos como representatividade, discriminação, preconceito, desigualdade, luta e vitória de mulheres negras frente às dificuldades.

A coordenadora da Secretaria da Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, Janaína Damásio Vitório, conta que há 30 anos ocorreu o primeiro encontro entre mulheres negras no Brasil e que na edição de 2018 o objetivo é reunir gerações para compartilharem suas experiências e comemorar suas conquistas. “Vão ser mães, filhas e netas socializando os acontecimentos de suas vidas e valorizando os momentos de conquistas de grandes mulheres. Sempre estivemos aqui, participamos de grandes mudanças no país e queremos mostrar a força e a importância da mulher negra nos movimentos políticos brasileiros”, conta.

Janaína também explica que o evento deste sábado é uma preparação para os encontros estadual e nacional, que ocorrem em setembro e dezembro, respectivamente. “Em Santa Catarina são realizados diversos eventos regionais. Na Unesc vão estar presentes mulheres do Sul catarinense e seus depoimentos socializados no encontro vão ser documentados e levados às próximas etapas, representando a região em nível estadual e nacional”, destaca.

O evento no Sul do Estado é uma realização da Secretaria da Diversidade e da ONG Munmvi (Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicencia).