A Universidade receberá na próxima quinta-feira (29/11) a palestra “Cultura Popular em Santa Catarina” ministrada pela aluna do curso de bacharelado em Arte Visuais da Unesc, Cátia Sirlene Gonçalves Hahn. A palestra abordará as relações culturais existentes no estado e o projeto Boi de Mamão na Comunidade, realizado pela Unesc. O evento é oferecido pelo setor do Setor de Arte e Cultura da Unesc e ocorrerá às 17h30 na sala 4 do Bloco Z.
De acordo com o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, o evento amplia os diálogos entre os saberes e fazeres do meio. “A palestra traz o conhecimento popular para a academia, e a academia traz o conhecimento científico, o que é muito significativo para a comunidade e para a cultura”, comenta.
Intercâmbio Cultural
Cátia também é presidente da Casa da Fraternidade, de Araranguá, que, como a Unesc, é um Ponto de Cultura. Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvem e articulam atividades em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura, por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva. “Isso faz um intercâmbio ‘Ponto a Ponto’, ou seja, um uma troca de experiências e relações entre os pontos de culturas, essa relação é muito importante”, acrescenta Flor.
Boi de Mamão na Comunidade
O projeto Boi de Mamão na Comunidade é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura e tem por objetivo realizar a oficina de Boi de Mamão em duas escolas públicas de Criciúma. Atualmente a ação é desenvolvida nas Escolas Heriberto Hulse, no bairro Próspera, e Ludovico Coccolo, no bairro São Luiz, e busca fomentar a cultura açoriana, por meio de conceitos de personagens, cantorias e diálogos entre as linguagens musical, teatral, literária e visual.