Geral

Nova Veneza celebra o centenário de nascimento do padre Amílcar

Nos próximos dias Nova Veneza terá os olhares voltados para o Centenário de Nascimento do Padre Amílcar Gabriel. O religioso foi uma das figuras mais importantes da história da cidade e receberá homenagens da comunidade. As atividades iniciaram na semana passada e seguem até o dia 24 de agosto de 2019.

“Era um pedido dele comemorar os 100 anos de nascimento. O padre Amílcar foi um homem que estava além de seu tempo, era um visionário. No aspecto religioso, era extremamente atualizado. Para Nova Veneza foi uma grande marca, fez grandes avanços como a escola noturna, onde foi professor, participou da criação da rede elétrica, do Hospital São Marcos, da criação do município, da criação do Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca, entre outros. Era uma época muito diferente e ele fez a diferença, ele tinha um carinho por Nova Veneza”, destacou o padre Vilmar Moretti que acompanhou a vida do religioso desde 1990 quando chegou na paróquia.

Outro destaque foram as modificações e ampliações da Igreja Matriz São Marcos que passaram pelas mãos do religioso, além da dedicação em diversas áreas.

O padre Amílcar Gabriel nasceu em 24 de agosto de 1919, no Morro Albino, em Criciúma, sendo o primeiro padre ordenado do vale Araranguá em 1946, chegando em Nova Veneza em 1953, passando 54 anos em Nova Veneza e faleceu em 2007.

O padre Vilmar Moretti parabenizou a comissão organizadora em nome da Denise Nuernberg que planejaram as homenagens e atividades.