O município de Nova Veneza é um dos municípios que será contemplado pela Polícia Militar Ambiental com o Programa Protetor Ambiental – PROA, em parceria com a Secretaria de Educação e Fundação do Meio Ambiente. A apresentação do programa foi feita para diretores municipais e comunidade em geral.
O PROA tem como objetivo a educação e formação de adolescentes da rede pública e privada de ensino com questões relacionadas ao meio ambiente, visando disseminar conhecimento aos adolescentes na faixa etária entre 12 e 14 anos, através de atividades teóricas e práticas. As ações são desenvolvidas e coordenadas por policiais militares ambientais, e também convidados de outras instituições.
Para realizar o programa, são fornecidos pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), com recursos do Ministério Público Estadual (MPSC), uniforme, boné, cantil, botas de couro, agenda e material didático.
Para ingressar no Proa, os alunos terão que realizar um teste teórico aplicado pela PMA nas escolas. A avaliação é formada por questões ambientais e classificará os 30 melhores alunos para participarem do programa.
Apresentação nas escolas
O próximo passo será a apresentação do programa aos alunos das escolas municipais e estaduais, lançamento do edital, inscrição e realização da prova.
Após os 30 melhores colocados terão direito a participar do programa, que será realizado na sala de no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a partir do mês de março, ao lado da Fundação do Meio Ambiente, com aulas semanais.
As inscrições iniciam na última semana de fevereiro, devendo o aluno realizar sua inscrição na escola em que estuda.