Política

Cedup é prestigiado por seus 40 anos de atividade 

Com iniciativa do vereador José Paulo Ferrarezi (MDB), a instituição de ensino Cedup – Abílio Paulo foi parabenizada por seus 40 anos de atividade, pelos parlamentares da Casa Legislativa, na sessão desta terça-feira (08/05), através de moção. Os vereadores aprovaram por unanimidade.

O Centro Interescolar de 2° Grau de Criciúma “Abílio Paulo”, hoje CEDUP Abílio Paulo, foi criado pelo Governador Colombo Machado Sales, no ano de 1975, com sua sede construída em convênio com o Premen, órgão então dirigido por Antenor Naspolini.

Os quase três hectares de terra, que hoje registram a história de 40 anos do CEDUP na comunidade Sul Catarinense, foram conjuntamente cedidos pela Prefeitura Municipal de Criciúma, do então Prefeito Municipal Algemiro Manique Barreto, mais a família do Senhor Antônio Just, com a decisiva liderança do Professor Antenor Naspolini.

Com o objetivo de proporcionar à microrregião um sistema polarizado de recursos e oportunidades educacionais, habilitações e melhores condições para oferta de habilidades e melhorias qualitativas do ensino, o CEDUP Abílio Paulo oferece à comunidade um sistema de educação permanente, durante os doze meses do ano.

Também articula e promove recursos materiais e humanos para ampliação de oferta de habilitação e treinamento profissional, bem como outras atividades que tenham em vista a promoção sócio cultural da comunidade.

Teve suas atividades iniciadas no dia 02 de maio de 1978. Atualmente, aberto a todos os alunos que possuem 9º ano do Ensino Fundamental a 1ª Série do Ensino Médio Integrado à educação profissional em Administração, Alimentos, Comércio, Edificações e Informática.

O CEDUP Abílio Paulo de Criciúma leva esse nome em honra ao grande comerciante Abílio Paulo, nome este colocado pelo Governador Antônio Carlos Konder Reis.