Geral

“Oferta é maior que a demanda em várias especialidades”, afirma secretária de Saúde de Criciúma sobre a longa fila por médicos

Secretária de Saúde de Criciúma nega que exista quatro anos de espera por especialistas em Criciúma. Segundo ela, o sistema Sisreg está gerando uma previsão de atendimento de forma equivocada. “É um sistema do Governo Federal e que não podemos intervir. Não há essa espera”, garante a secretária.

Segundo ela a maior espera é nas chamadas doenças crônicas. “Pacientes que precisam de acompanhamento continuo geralmente enfrentam uma dificuldade maior. Mas é preciso dizer que continuamos com 30% dos pacientes faltando as consultas. Ai eles não podem ser retirados e vão para o final da fila. Isso é que gera a espera, mas na maioria das especialidades a oferta é maior que a demanda”, explica Franciele Gava.

As dificuldades enfrentadas pelos criciumenses que aguardam na fila de espera foram levantados no Legislativo de Criciúma pelo vereador Paulo Ferrarezi. Afirma que tem gente morrendo na fila de espera por procedimentos de Saúde em Criciúma. “Vamos cobrar do prefeito e da secretária uma solução. Como está não pode ficar. Governo garante que não falta dinheiro. Então precisamos identificar o problema”.