Economia

Gasolina tem novo reajuste. Em um ano combustível subiu 55%

A gasolina e o diesel vão ficar mais caros. Isso porque a Petrobrás aumentou o valor dos combustíveis nas refinarias.  A gasolina vai subir 1,8% e o diesel 0.95%. Esse reajuste já está valendo hoje. Amanhã tem novo aumento. A partir de sábado o preço do diesel sobe em 0,80% e o da gasolina em 1,34%.

O aumento no preço foi provocado em função da alta do petróleo no mercado internacional. A decisão de passar o reajuste do preço nas refinarias para o consumidor final fica a cargo de cada posto de combustível.

Desde o início da nova metodologia de reajustes, em julho do ano passado, o valor da gasolina já aumentou mais de 55% e o diesel mais de 56%.

A alta constante no preço dos combustíveis, em especial o diesel, pode provocar uma nova paralisação de caminhoneiros em todo o país. Eles ameaçam paralisar as atividades a partir de segunda-feira caso não tenham reivindicações atendidas. Os caminhoneiros querem a redução da carga tributária sobre o diesel.

Eles reivindicam a retirada da alíquota de PIS/Pasep e Cofins e a isenção da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico). Os impostos representam quase a metade do valor do diesel na refinaria. Segundo eles, a carga tributária menor daria fôlego ao setor, já que o diesel representa 42% do custo da atividade.