O Criciúma, enfim, venceu a primeira na atual edição do Campeonato Brasileiro da série B. E não foi um triunfo qualquer. Jogando na Ressacada, em Florianópolis, os visitantes arrancaram, bateram o Avaí por 1 a 0 no clássico catarinense válido pela oitava rodada do nacional de acesso à elite.
O resultado acabou com a sequência de três vitórias seguidas do Leão e ainda impediu que o time de Geninho alcançasse a vice-liderança, já que o Vila Nova tropeçou e abriu o caminho.
Dessa forma, o Avaí fica na quarta colocação, com 14 pontos, enquanto o Tigre soma quatro pontos, agora na 18º colocação, não mais lanterna, mas ainda dentro da zona de rebaixamento.
O jogo foi decidido em uma penalidade. A bola bateu na mão do zagueiro Alemão e o juiz não titubeou, apesar de toda a reclamação dos donos da casa. Na cobrança, Zé Carlos, que não tinha nada com a confusão, mandou para as redes e decidiu o clássico.
Depois do gol, houve muita confusão e um festival de cartões amarelos. Ficou nítido que as coisas não iam acabar bem e o juiz teve de expulsar Moritz e Vitor Feigão, um de cada lado, para tentar colocar ordem na casa.
No fim, apesar de tanta pressão, não teve jeito. O Avaí não conseguiu evitar a derrota na Ressacada, e o Criciúma foi quem fez a festa, para a surpresa de muita gente.
Na próxima rodada, as duas equipes voltam a campo na terça-feira. O Avaí visita o Sampaio Corrêa, no Maranhão, enquanto o Tigre recebe o Paysandu, em Santa Catarina.