Geral

Desassoreamento de rios deve alcançar 35 bairros de Criciúma

A equipe de governo da Prefeitura Municipal de Criciúma recebeu representantes de bairros da cidade nesta sexta-feira (15), no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris. O objetivo foi apresentar o programa de limpeza e desassoreamento de cursos d’água a moradores de regiões que são mais afetadas com alagamentos.

Desde 2017 a Administração Municipal desenvolve estudos para amenizar os impactos causados pelas fortes chuvas, acúmulo de terra e lixo. O trabalho já iniciou com as obras de prolongamento do Canal Auxiliar do Rio Criciúma na região central da cidade, e agora é estendido a 35 bairros.

A aquisição de uma retroescavadeira hidráulica de haste alongada, adquirida em março deste ano, com recursos próprios, pelo valor de R$ 645 mil, já tornou possível o desassoreamento do Rio Linha Anta. Foram 2,5 quilômetros de limpeza, beneficiando moradores dos bairros Próspera, Brasília, Vila Rica e Imigrantes.

Está em execução a obra no Rio Sangão, trazendo mais segurança e qualidade de vida àqueles que moram nos bairros Santa Luzia, Vila Manaus, Vila Nova Esperança e São Sebastião. Nos próximos meses, o trabalho de desassoreamento será realizado no Rio Maina, Córrego Laranjinha, Rio dos Cedros, Rio Eldorado e Rio Quarta Linha.

A expectativa é desassorear 40 quilômetros do município. O prazo para término das obras em cada rio é de 90 dias após o início. Depois do término, as áreas receberão plantação de sementes para vegetação rasteira.

.