Geral

Greve dos metalúrgicos não prioriza trabalhadores

Conforme o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, e de Material Elétrico do Extremo Sul Catarinense (Sindimetal), Guido Búrigo, os trabalhadores não estão sendo contemplados nessas reivindicações propostas pelo sindicato laboral da categoria. “Essas cláusulas beneficiam somente o sindicato laboral. Não são reivindicações que favoreçam o trabalhador, ao contrário será ele que terá o valor descontado em folha. As empresas também não podem realizar este desconto do empregado com o risco de serem punidas lá na frente”, coloca Búrigo.  Ainda conforme ele, a greve está sendo realizada de forma ilegal. “Não houve comunicação de 48 horas do estado de greve, conforme legislação”, reforça.

O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin, ressalta a importância de se trabalhar em prol do crescimento da região. “As greves, paralisações e radicalismos estão na contramão do desenvolvimento. Formamos uma região forte e estamos preparados para crescer ainda mais, mas, para isso, o apoio de todos é imprescindível. Neste momento de fragilidade da economia precisamos fortalecer as empresas. Paralisações geram redução de produção e prejuízos para toda a região”, observa.

Na negociação da convenção coletiva da categoria está previsto reajuste acima da inflação. Além disso, o sindicato empresarial mantém a realização das homologações até 21 de novembro na sede do sindicato.

“Os trabalhadores também não querem que haja o desconto da contribuição confederativa, que só beneficia o sindicato laboral. Nunca estaremos contra os colaboradores, ao contrário buscamos sempre melhorar as condições de trabalho e de segurança, entre outros. As empresas estão oferecendo, mesmo com as dificuldades da economia, reajuste acima da inflação”, pontua o presidente do conselho de administração da Librelato, Aloir Librelato.