Política

Operação Perfídia da Polícia Federal chega nas cidades de Criciúma, Cocal do Sul e Urussanga com 8 mandados de prisão preventiva

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (09) uma operação contra fraudes em depósitos judiciais trabalhistas nas cidades de Criciúma, Cocal do Sul e Urussanga. Intitulada como Operação Perfídia, a ação conta com 38 policiais que cumprem um mandado de prisão preventiva e outros oito mandados de busca e apreensão nas duas cidades.

Conforme o levantamento parcial efetuado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (Santa Catarina), o esquema teria sido operado durante os anos de 2010 a 2018 e desviado mais de R$ 10 milhões, com utilização de pessoas e empresas da organização criminosa para movimentar os recursos.

Segundo a PF, houve ainda a determinação judicial de bloqueio de bens e valores dos investigados, além do afastamento cautelar do exercício do cargo público em relação a um dos investigados.

Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de peculato e formação de organização criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a 20 anos de prisão.

O nome da Operação Perfídia, faz referência ao ato de deslealdade cujos indícios indicam que teria sido praticado pelos servidores públicos investigados, que ocupavam cargos de confiança, mas teriam agido com dissimulação e traído a confiança neles depositada.