Geral

Campanha Setembro Amarelo vai capacitar agentes comunitários de saúde para prevenção das violências na região de Criciúma

Com a abertura oficial remarcada para o próximo sábado (8), a campanha Setembro Amarelo já tem atividade programada para a semana. Na quarta-feira (5), no Salão Ouro Negro no Paço Municipal Marcos Rovaris, ocorre capacitação para agentes de saúde, ministrada pela psicóloga do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips), Sílvia Nagel Hülse. O tema da palestra será ‘O papel dos agentes comunitários na prevenção das violências’.

O município conta com mais de 250 agentes que estão sendo divididos em três grupos para que todos possam participar. “Nós vamos começar nesta quarta-feira e também teremos capacitação nos dias 19 e 25 de setembro. Dessa forma fica mais fácil fazer uma conversa, compartilhar exemplos do cotidiano e sinais de alerta a serem analisados. Nós consideramos os agentes como elos entre a comunidade e as Unidades Básicas de Saúde”, explicou a coordenadora do setor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Ana Losso.

Para a psicóloga do Nuprevips, Sílvia Nagel Hülse, pelo fato de os agentes comunitários estarem constantemente nas casas, é uma necessidade que eles tenham um olhar de cuidado para poder identificar possíveis problemas mentais e emocionais que precisem ser encaminhados ou auxiliados. “Os agentes precisam estar capacitados para saber perceber os fatores de risco, os tipos de violência e os sinais de alerta”, frisou a psicóloga.