Política

Governador garante Unesc no Plano de Desenvolvimento Regional

Na próxima semana, uma equipe da Universidade deverá apresentar de forma oficial sua proposta de estudo para o governo, que irá encaminhar as questões jurídicas do processo para contratação. Conforme o governador, o valor estimado para investimento é de R$ 1.800 milhão, já liberados via SCParcerias.

Segundo Luciane, o resultado do encontro consolida a importância da Universidade na região. “Somos muito gratos pela vinda do governador até aqui e pelo compromisso estabelecido de colocar a Unesc como protagonista no Plano. Todas as demais instituições são bem-vindas conosco, mas nós temos um produto de excelência para ajudar a região a redefinir sua matriz econômica, de modo que, não tinha como ficarmos de fora desse processo. Precisamos nos posicionar e estamos muito satisfeitos com o encaminhamento”, destacou.

O estudo em questão, de acordo com Moreira, deverá elencar uma previsão do futuro no que diz respeito aos empreendimentos e as vocações da região, sendo de total condição da Universidade realizar um excelente trabalho com sua expertise. “A região tem a infraestrutura necessária. Eu diria, inclusive, que a “bola da vez” é o Sul. Porém, precisamos pensar e estabelecer vocações. Isso deve ser feito com critérios técnicos e estudos e é onde a Unesc entra. Uma Universidade plena e completa que oferece o que precisamos”, destaca.

Reivindicação

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc, Alexandre Bristot, acompanhou a visita e tratou com Moreira sobre a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do artigo 170, no qual propõe mudanças nas bolsas de estudos e a valorização das Universidades Comunitárias. Sobre o assunto, o governador se mostrou contrário. “Vou dizer para o autor da matéria que sou contra”, afirmou.