Geral

Crianças aprendem sobre direitos do consumidor no cinema

Uma das principais dúvidas dos consumidores é sobre o uso do cinema. Por conta disso, o Procon de Içara junto à duas turmas de sexto ano da EMEF Quintino Rizzieri tiveram uma tarde de aprendizado. No cinema Arco-Iris do Criciúma Shopping, eles assistiram a um filme e conheceram sobre os direitos ao frequentar as salas de exibições.
De acordo com a diretora executiva do Procon, Karoline Calegari, explicar aos jovens seus direitos contribui para a disseminação da informação. “As pessoas costumam ficar em dúvidas sobre levar ou não comida para o cinema e acabam até tendo vergonha. Mas com essa instrução que passamos aos alunos, pretendemos que eles passem as informações aos amigos e familiares”, comentou.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é totalmente legal levar qualquer tipo de alimento ou bebida na hora de assistir um filme. Além disso, o consumidor também tem direito a imagem e som de alta qualidade e comprar ingressos com desconto, nos grupos especiais como idosos e estudantes. “É proibido qualquer tentativa de venda casada. Qualquer irregularidade, as pessoas tem total acesso a acionar o Procon”, complementou Karoline.
Entre os mais de 40 alunos animados em assistir à sessão, o estudante Edson da Luz revelou entusiasmo ao aprender sobre direitos. “Eu sempre achei que não podia entrar com comida. Fiquei feliz em saber isso e vou repassar a informação para os meus pais”, disse.
Esta foi a primeira atividade em comemoração aos 28 anos do Código. Nesta terça-feira, o Procon realiza uma palestra com alguns servidores ressaltando assuntos como educação financeira. O ato acontece no Sindiserpi a partir das 10h30min.