Entretenimento

Chama crioula abrirá comemoração da Semana Farroupilha

A chegada da “chama crioula”, um dos símbolos dos festejos farroupilhas, abrirá oficialmente as comemorações alusivas à Semana Farroupilha, em Içara.  As ações serão realizadas em parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE) e o Piquete Sentinela da Tradição, na sede do Piquete, localizado ao final da Avenida Costa e Silva, no Centro de Içara.

De acordo com o presidente da FMCE Harlan Mello, todas as ações são abertas ao público. “As atividades objetivam que a cultura do nosso estado vizinho seja exercida, lembrada e replicada para as gerações que ainda não conheceram a cultura gaúcha, fortemente presente em nossa região”, destacou.

Para o patrão do Piquete Sentinela Jauri Batista, a Semana Farroupilha é um marco da tradição gaúcha. “Estamos realizando o evento pelo quarto ano. Em Içara temos muitos adeptos da cultura gaúcha, isso é motivo de grande satisfação pra nós que buscamos elevar e fomentar a tradição do estado vizinho”, colocou.

Na sexta-feira, dia 14, haverá contação de histórias alusivas à temática, na Biblioteca Municipal, das 14 às 16 horas. No sábado, dia 15, os festejos iniciam às 8h com café campeiro, cavalgada no centro de Içara, costelaço no Piquete, oficina de poesia gaúcha e show nativista com Quarteto Pampa e Anomar Danúbio Vieira, também no Piquete. No domingo, além dos jogos tradicionalistas, haverá a costela fogo de chão. No dia 17, segunda-feira, os membros do Piquete visitarão entidades tradicionalistas. Terça-feira, dia 18, haverá oficina sobre nó de lenço, dia 19, mateada na Unesc e dia 20 o encerramento da Semana Farroupilha. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone 3431 3587.