Geral

CEI Afasc Carlos Piazza conta com horta feita pelos alunos

Se alimentar do que planta. Assim tem sido o dia a dia das crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Carlos Piazza, que juntamente com os profissionais estão cultivando sua própria horta. Desde que a atividade iniciou, todas as turmas tem observado e participado ativamente da construção do novo espaço no CEI. Os alunos acompanham processos do plantio a colheita, o que tem permitido o contato com a natureza, exploração de cores, aromas e sabores, além da alegria de cuidar do local.

Segundo a diretora do CEI, Fabiane Steiner, além de terem acesso a uma alimentação saudável, que está sendo incluída na merenda, as crianças tem explorado a horta para obterem conhecimentos sobre o meio ambiente. “É de grande importância a participação coletiva para construir momentos prazerosos e de grande interação e autonomia das crianças. O trabalho desde o cultivo, até o preparo da alimentação representa muito mais que o simples ato de comer, principalmente para as crianças que apresentam de consumirem vegetais na alimentação”. “Deste modo, unimos estas questões desenvolvendo esta ação e revendo as nossas funções entre educar e cuidar”, destaca.

Crianças e educadores juntos, tem estudado formas de cultivo e cuidados com hortaliças. O objetivo do CEI com essa ação, é que as crianças sejam multiplicadoras de informações e levem orientações para toda a vida sobre alimentação saudável e cuidados com o meio ambiente.