Política

Autoridades italianas serão recebidas em Sessão em Nova Veneza

Na noite desta segunda-feira, 19/11, a Câmara de Vereadores de Nova Veneza sedia uma Sessão Solene às 19h para comemorar a passagem da Semana da República Italiana e o fortalecimento com Malo, cidade irmã de Nova Veneza.

O Pacto de Irmandade entre Nova Veneza e Malo, conhecido como Gemellaggio, foi firmado em 2016 na Casa Legislativa neoveneziana, por autoria do vereador Aroldo Frigo Junior. Na cidade italiana, o Pacto foi oficializado em 2017.

Da comitiva italiana tem presença confirmada para a participação da Sessão Solene, a prefeita de Malo, Paola Lain, o assessor do município de Malo e conselheiro da Província de Vicenza, Roberto Sette e o vereador de Malo Mauzirio Cogo. Além das autoridades estrangeiras, estarão presentes no ato, autoridades municipais e estaduais. A sessão é aberta para a participação de toda população.

Na oportunidade, também será assinado um termo de intenção de intercâmbio acadêmico entre alunos das escolas municipais de Nova Veneza e Malo. Conforme o vereador autor do Pacto de Irmandade e também do requerimento que convocou a solenidade desta segunda-feira, o objetivo é estreitar cada vez mais os laços entre as cidades. “Que este Gemellagio não fique apenas no papel. Desejo que ele tenha um cunho cultural, sócio econômico entre as duas cidades, como a intenção da troca de experiência dos alunos que irá acontecer”, pontuou Frigo Junior.

Agenda pré Sessão Solene

Na manhã desta segunda-feira, dia 19/11 às 10h ocorre na Prefeitura de Nova Veneza um encontro entre o prefeito municipal, Rogério Frigo e a prefeita de Malo, Paola Lain. Neste ato o prefeito Frigo vai descerrar a bandeira do Brasil e a prefeita de Malo vai hastear a bandeira da Itália em frente o Paço Municipal, localizado no Centro de Nova Veneza.

Após a solenidade, os prefeitos juntamente com os demais presentes seguem para o Pórtico de Entrada de Nova Veneza para a inauguração de duas placas oficiais. Uma delas pelo reconhecimento de Nova Veneza como cidade irmã de Malo e alusiva ao fortalecimento das cidades irmãs, e a outra que reconhece Nova Veneza como uma cidade honorária do Vêneto, na Itália, por meio do Decreto da Região do Vêneto 107 de 23 de outubro de 2018.

O vereador e correspondente consular, Aroldo Frigo Júnior, com apoio da Administração Municipal foi quem tomou a frente para realizar a inscrição de Nova Veneza para estar entre as três cidades a serem reconhecidas como honorária do Vêneto, com isso, permitido a participação em projetos voltados à cultura e arte veneta.