Economia

Confira dicas para economizar no material escolar

Não bastassem gastos como IPVA e IPTU, janeiro também é mês de comprar material escolar, cujos preços, segundo dados divulgados pelo Procon, podem variar até 1000% dependendo do lugar do país e das marcas dos produtos. Por isso, algumas dicas podem ajudar a economizar na hora de comprar os produtos da lista de itens escolares. Confira:

1 – Reaproveite

Antes de partir para as compras, verifique os materiais que seus filhos já têm em casa e separe o que ainda está em boas condições de uso. É possível reaproveitar, por exemplo, mochilas, estojos, réguas e tesouras. Para os pais que têm filhos em idades diferentes, é importante checar nas listas o que pode ser passado de um para o outro, como livros didáticos.

2 – Pesquise preços

Com tanta variação de valor entre os itens das listas de materiais, a dica é aproveitar a facilidade oferecida pela internet para encontrar os melhores preços. No Google Shopping, por exemplo, é possível fazer buscas por produto, categoria e preço, entre outras opções para encontrar os menores valores.

3 – Materiais usados

A compra de livros novos pode deixar a lista de materiais ainda mais cara. Sites como o LivraLivros possibilitam que os usuários troquem livros usados. Basta se cadastrar na plataforma para receber alertas de livros para troca através do Facebook e Twitter.

4 – Cupons de desconto

Na internet, os cupons de desconto podem ser bons aliados dos consumidores que precisam economizar nas compras. O site Cuponomia reúne ofertas e cupons exclusivos para a volta às aulas em lojas online como Kalunga, Saraiva, Fnac, Amazon e Americanas.com. Os materiais podem sair entre 10% e 25% mais baratos utilizando os códigos promocionais disponíveis na plataforma. Para obter o desconto, os consumidores devem incluir no campo indicado na finalização da reserva, o código promocional disponível em: www.cuponomia.com.br/ofertas/volta-as-aulas

5 – Cuidado com exigências abusivas

Analise toda a lista antes de ir às compras. Se aparecerem itens como produtos de higiene e limpeza ou de uso administrativo, os pais podem questionar a escola. De acordo com a Lei 9.870/99, essa é uma prática abusiva e proibida. O colégio também não pode exigir que os pais comprem os materiais em determinado estabelecimento ou de uma marca específica.